Notas sobre o luto, por Chimamanda Ngozi Adichie

11/01/2022


Chimamanda perdeu seu pai, James Nwoye Adichie, no dia 10 de Junho de 2020 e em um período como esse em que estamos vivendo o luto de um falecimento não está apenas na casa dessas famílias, mas em todos os lugares. Cada falecimento é sentido mesmo por aqueles que são de outras famílias e muitas vezes pessoas que nem se conhecem. Então um livro como este, que aborda o luto de uma maneira tão intima e dura, acaba sendo um pequeno refugio para quem procura saber lidar com ele sob a ótica de alguém que está passando por isso justamente enquanto as palavras estão sendo escritas.

Com o sofrimento da perda de seu pai, neste pequeno livro a autora celebra todas as boas lembranças de quem ele foi para ela e lida com o seu sofrimento ao perceber que nunca mais irá sorrir com ele, nunca mais irá vê-lo com sua filha, sua mãe e seus irmãos. Ao ler suas palavras podemos sentir o orgulho que ela sentia dele e de ser filha dele, de ter sido criada por esse homem com princípios que ela respeita e que era respeitado pela sua comunidade na Nigéria.

Particularmente eu adoro esses livros de não-ficção da autora, pois eu sinto que ela procura falar com as leitoras de uma forma íntima como se fossemos conhecidas que não se encontravam há alguns anos e agora estamos tomando um café enquanto ela desabafa sobre uma perda. Não tem como não se sentir triste ao ler e relembrar uma perda, mesmo as mais antigas. Aquela pessoa que nunca mais iremos poder ver o sorriso, ouvir a voz e até um xingamento que hoje nos faz rir. Nesta obra ela nos diz que tá tudo bem sentir raiva ao perder alguém e que sentir que o mundo não é justo por levar alguém tão especial não é errado. Aqui é permitido todos os sentimentos tristes e rancorosos que envolvem a morte.

"(...) o quanto o riso faz parte do luto. O riso está profundamente entranhado no linguajar da nossa família, e nós agora rimos ao lembrar do meu pai, mas em algum lugar por trás desse riso existe uma névoa de incredulidade."

📚 

Título: Notas sobre o luto (Notes on grief) • Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das Letras • Tradução: Fernanda Abreu
Compre o livro aqui
Faça suas compras na Amazon

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! ♥ Se gostou do post deixe seu comentário com suas impressões sobre o texto.

Caso você tenha um blog não esqueça de deixar seu link que eu irei retribuir sua visita.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião da blogueira.

Contato: silvianecasemiro@gmail.com