"S" - Eric e Jen

 

O Navio de Teseu

Olá, leitoras. Após explicar um pouco do que é "S" e falar sobre "O Navio de Teseu" hoje vou falar algumas coisas sobre Eric e Jen, os estudantes que conversam através das páginas do livro e que nos ajudam a descobrir um pouco mais sobre Straka e sua identidade.

É importante dizer que dentro das limitações ali impostas a história deles é muito bem construídas, pois foi possível sentir empatia pelos seus problemas, assim como se identificar com alguns deles, e mais do que tudo torcer pelas suas descobertas. Jen, por exemplo, está passando por uma crise existencial com o fim de sua graduação e as duvidas sobre essa ser a vida que ela realmente deseja, além do fim de um relacionamento amoro e problemas familiares. Ao encontrar "O Navio de Teseu" na biblioteca em que trabalha ela encontrou no livro e nas anotações de Eric uma nova perspectiva, algo para fugir de sua realidade e ela faz isso muito bem, pois suas descobertas são incríveis.

Eric é doutorando e sua pesquisa está diretamente relacionada com Straka desde a sua adolescência. O autor basicamente foi um fuga de seus problemas e poder trabalhar com isso é algo que o agrada, entretanto no submundo Acadêmico onde outras pessoas também querem ganhar destaque ao descobrir a identidade do autor o jovem acabou sendo traído por quem ele confiava, além de ter evidencias impossíveis de encontrar. Expulso da universidade ele continua usando a biblioteca escondido e é ali que ele acaba esquecendo o seu exemplar do livro, que é encontrado por Jen.

As anotações deles seguem cerca de 3 linhas do tempo diferentes e caso o leitor opte por ler tudo de uma vez irá acabar pegando alguns spoilers das descobertas deles. Como as cores acabam mudando a cada linha do tempo fica mais fácil de conseguir ler na ordem cronológica, que foi o caminho que eu optei por ler o livro. Então ver eles amadurecendo através de poucas palavras é incrível e mostra o quanto os autores são talentosos, pois seria bastante complicado conseguir se apegar à esses personagens. Ainda que Jen não tenha conseguido encontrar as respostas para suas crises existenciais e Eric ainda tenha muitas coisas para resolver com o mistério de Straka é interessante o fim que eles tem.

Acho que, talvez, poderiam ter muitas coisas à mais, pois a conversa entre eles podem ser eternas e justamente por isso algumas páginas extras foram publicadas na internet, como um blog da Jen, e outras coisas. Infelizmente essas páginas estão em inglês e eu não consegui ler tudo, mas é muito interessante o quanto os idealizadores se dedicaram ao livro e ao mistério que ele tem.

Tinha um ensaio para escrever ontem a noite (Yeats) e fiquei paralisada. Olhando para uma tela branca eu só conseguia  pensar em como sentia falta da minha antiga vida... Antes de me dar conta de que tinha que tomar minhas próprias decisões. Então: que diabo eu estou fazendo e por quê? Eu realmente algum dia tomei alguma grande decisão sozinha? Quanto da minha vida até agora foi realmente minha?

Os anexos são muito importantes nessa fase do livro, pois além de nos contar um pouco mais sobre os personagens ele é fundamental para a descoberta do autor e também mostra a relação da obra com o Brasil (e eu amei!!). Algumas metáforas e mensagens escondidas nos cartões postais me deixaram muito encantada, pois ao ler em uma fase errada do livro eu fiquei perdida e depois conforme as coisas foram de encaixando eu amei saber o que realmente estava sendo falado ali. Inclusive quem quiser ver alguns anexos eu postei algumas fotos no Instagram.

Como nem tudo são flores eu tive uma grande dificuldade: A roda de Roda de Eötvös. Não consegui usar a roda, pois não entendi muito bem como ela funciona (e para ter ideia eu tive que buscar alguns spoilers kkk). No livro não ensina como usar e muito menos para que, exatamente, ela serve. Mas há alguns indícios pelos diálogos dos estudantes e quem realmente tiver empenhada em desvendar esse mistério vai ter que quebrar bastante a cabeça para começar a entender a utilidade dela ali, já que é um anexo "jogado" no fim do livro. Cheguei a ver um video no youtube onde a moça ensina a usar, meu eu não consegui entender a lógica (a lerda sim). Não sei se a Intrínseca colocou a mensagem em português, mas espero que sim. Eu ainda não desisti de usar e espero conseguir em alguma próxima leitura. De qualquer forma peguei spoiler da mensagem, pois estava muuuito curiosa.

É uma pena que o livro esteja esgotado no momento, pois realmente é uma obra incrível dos autores e que a Intrínseca trouxe ao Brasil. Se você tem esse livro eu te indico a realizar essa leitura, caso ainda não tenha começa a pedir uma nova impressão dele para a editora. ^^

📚

Para contribuir com o crescimento do blog faça suas compras na Amazon com meu link ou clique nas propagandas da página.

CONVERSATION

6 Comments:

  1. Olá, Silviane.
    Precisei ir ler as outras postagens para entender porque acho que sou mais lerda que você hehe. Confesso que ainda não tinha ouvido falar desse livro e ache o projeto bem bacana, pena que está esgotado.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Então, me perdi completamente no post, o que me fez ir ler os textos dos links pra tentar entender melhor a obra, sou beeeem ~lenta~ mesmo, haha.
    Achei o livro não apenas um livro, mas sim um projeto super bem elaborado. Confesso que mesmo ele tendo uma forma correta de ler, eu leria as três linhas do tempo sem interrupção, haha.
    Beijo,Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que forma de escrita diferente... com essa parte de 3 partes do tempo passando... não sei se iria me confundir, porque não sou de leituras complexas ou complicadas hehehe.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Silviane,
    Que livro mais interessante, nunca vi livro assim. Gostei da dica.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  5. Oi, Silviane. Tudo bem?
    Eu gosto muito como o JJ Abrams coloca os mistérios dele nesse livro, acaba que com tantos personagens, somos mais um montando o quebra cabeça.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil o/

    Esse livro me deixou muito intrigada. O trabalho gráfico parece ser bem diferente e bonito. Queria poder ver um livro desse ao vivo.

    Boas leituras,
    Apesar do Caos (blog) | Skoob | Twitter
    Karen Gabrieli

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! ♥ Se gostou do post deixe seu comentário com suas impressões sobre o texto.

Caso você tenha um blog não esqueça de deixar seu link que eu irei retribuir sua visita.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião da blogueira.

Contato: silvianecasemiro@gmail.com