Resenha: Minha História para Jovens Leitores

 

Minha História para Jovens Leitores Livro de Michelle Obama
Há algum tempo a Companhia das Letras lançou a autobiografia da Ex-Primeira Dama estadunidense Michelle Obama e o livro se tornou um best-seller muito rápido. Na época eu trabalhava na livraria e vi muitas pessoas procurando por essa livro e tantas outras que por indicação compravam e se apaixonavam. Então levada pela curiosidade (e falta de oportunidade de ler o original) eu aceitei receber esse novo exemplar do livro voltado para o público adolescente (Mas não se engane, ele tem basicamente a mesma quantidade de páginas). O texto foi adaptado para jovens leitores, mas apesar de mudar a forma de contar a história de Miche, como é carinhosamente chamada pelos familiares, é um só e ela conta aqui.

Como já havia acompanhado em Eu Sei Por Que o Pássaro Canta a Gaiola ser uma mulher negra nos EUA não é fácil e, apesar de ter tido uma vida melhor que de Maya e muitos aspectos, ainda assim a jovem Miche e posteriormente a conhecida Michelle Obama precisou se provar o tempo inteiro. Carregando um mantra durante toda a sua via [Eu sou boa o suficiente? Sim] ela tentou se cobrar menos para ter o seu lugar no mundo, primeiro na escola primária, depois da escola mais "chique" da qual conseguiu uma vaga muito concorrida, nos processos de inscrições para universidade até chegar em Princeton onde ela achou que estava por causa de algum tipo de cota e não por sua capacidade.
(...) relações e privilégios dão vantagens a algumas pessoas sobre as outras.
A família de Michelle sempre valorizou muito a educação. Seus pais entendiam bem que as oportunidades que eles não tiveram precisavam dar a seus dois filhos e foi o que eles fizeram, sem pensar em valor de mensalidades ou o que faltaria para eles para isso. Michelle sempre valorizou muito isso e procurou passar isso também para suas filhas, mesmo com elas crescendo na Casa Branca e tendo tudo o que quisessem as mãos, Michelle e Barack sempre fizeram questão de ensinar valores para as meninas. Gosto muito que Miche não procura ser um grande ícone, seja das mulheres negras ou do feminismo negro, mas ela entende a importância que sua família e seu título tem em toda a comunidade negra não apenas estadunidense como do mundo todo. Por 8 anos ela carregou esse título com responsabilidade e procurou tirar o melhor dele, fazendo ações para a educação feminina e alimentação saudável para crianças. E mesmo com todas as suas boas ações ela foi constantemente julgada pelos adversários políticos de seu esposo e viveu com medo de tudo isso recair sobre os ombros das filhas.

A história dela é muito importante para os tempos em que vivemos, principalmente após o fato de a politica andar alguns passos para trás com a eleição de Trump nos EUA e de certa pessoa aqui no Brasil (uma coisa leva a outra, afinal). Mesmo que hoje há uma guerra politica acontecendo os Obama's sempre serão a primeira família negra que morou na Casa Branca, com Barack sendo o primeiro Presidente negro e Michelle a primeira Primeira-Dama negra e isso é muito importante historicamente falando, já que o EUA tem uma história de escravidão e racismo tão forte quanto nossa (inclusive indico muito o documentário da Netflix "13ª Emenda" que fala um pouco sobre isso).

Este é um livro importante que eu indico para todas as idades, mas claro que se você for uma leitora mais experiente indico a primeira versão da obra (que ainda pretendo ler). Ele fala um pouco sobre sonhos, importância de saber quem você é e onde quer chegar, claro que um pouco dos bastidores da politica e algumas curiosidades sobre a Casa Branca.

📚

Título: Minha História Para Jovens Leitores (Becoming: Adapted for Youg Readers) • Autor(a): Michelle Obama • Tradução: Débora Landsberg, Denise Bottmann, Ligia Azevedo e Renato Marques • Editora: Seguinte

COMPRE O LIVRO AQUI | ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG

CONVERSATION

5 Comments:

  1. Oie!!
    É um livro muito importante e credito que ele abra o leque, o nosso olhar para um assunto que pensávamos que estava escondido, mas na verdade, está muito vívido na sociedade hoje em dia
    Documentário anotado para assistir também!
    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  2. Eu amei a autobiografia dela. Muito inspiradora a história de toda a trajetória da Michele. Esse novo eu não li ainda, mas com certeza pelo que você falou, deve ser legal. Ela escreve muito bem. Eu adorei a forma como ela parecia "conversar" com o leitor.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Silviane, tudo bem?

    Estou com esse livro para ler no Kobo. Gosto muito de biografias, pois acredito que seja uma forma de aprender com outro, lições importantes para a nossa vida. A cada resenha que leio, mais curiosa para conhecer melhor a trajetória da Michele eu fico.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. Oi Silviane, tudo bem?
    Já queria ler a versão original, então também super toparia ler essa. Além disso curti a dica do documentário, vou procurar conferir!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu tive a chance de comprar esse livro é não comprei E como me arrependo disso .
    Mas espero sim um dia poder ler a história dessa incrível mulher

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! ♥ Se gostou do post deixe seu comentário com suas impressões sobre o texto.

Caso você tenha um blog não esqueça de deixar seu link que eu irei retribuir sua visita.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião da blogueira.

Contato: silvianecasemiro@gmail.com