A cobrança para ler mais

 

Em 2020 eu, orgulhosamente, pude dizer que bati minha meta de leitura pessoal: 50 livros. A ideia era aumentar esse número em 2021, entretanto decidi manter pois senti que meu ritmo de leitura não estava tão bom assim e por isso eu acabei me cobrando muito para ler mais, como se fosse uma obrigação. Neste ano meu saldo, até agora, foi de 6 livros lidos e 2 abandonados e essa cobrança passou a aumentar em mim, principalmente ao me comparar com outras pessoas que lêem 6 livros por mês (e alguns até mais).

É muito complicado, para mim, entender que cada um tem seu próprio ritmo de leitura e que cobranças não são positivas para esse processo de ler mais livros durante a semana ou o mês. Eu não me dedico somente a leitura, passo o dia vendo séries, assisto BBB e faço trabalhos da faculdade e de casa, então é normal acabar lendo um pouco menos do que eu lia há 3 anos atrás, que eu só trabalhava e não fazia mais nada, ou de 5 anos atrás quando eu criei o blog e estava desempregada e passava o dia de cara nos livros.

Pensando nesse processo eu decidi que...


vou me dedicar um pouco menos ao celular. De cara essa ideia surgiu obrigatoriamente, já que meu celular morreu e eu não tenho previsão de quando irei comprar um novo. O tempo que eu passava assistindo vídeos no Tiktok e vendo fotos no Instagram agora não fazem mais parte da minha rotina e em sete dias que eu fiquei sem o aparelho senti uma grande diferença. A gente talvez não percebe como isso nos atrapalha no dia a da, mas ao ficar sem é bem mais fácil perceber que o celular acaba sendo prejudicial. Meu objetivo é conseguir ficar sem esse vício quando estiver com um aparelho novo em mãos. Redes sociais é bom, mas precisa ser usado com cuidado e limites até mesmo para uma pessoa adulta. 

Decidi que vou tomar cuidado com o tempo em que passo assistindo séries, apesar de ser algo que eu adoro. Ao invés de ficar maratonando igual uma doida querendo acabar tudo logo eu vou assistir dois episódios por dia e assim conseguir me dedicar a duas coisas que eu gosto. Assim como eu vou diminuir o tempo em que assisto BBB, pois eu me via muito tempo com a TV ligada no ppv só observando os acontecimentos da casa, mas enquanto eles estão ali no jogo deles eu estou perdendo tempo que poderia estar lendo. Não vou deixar de assistir, afinal eu adoro e não perco uma edição na Globo, mas é bom ficar um pouco menos.

Já quero começar essa mudança nesse mês, então usei meu lindo BUJO para organizar minhas leituras desse mês e com o objetivo de ler um livro por semana, no minimo, eu pretendo ter um saldo final de 5 livros lidos em Março. Espero mesmo que dê certo e eu consiga cumprir minha TBR de 2021 usando esse método, além de bater minha meta de leitura que, novamente, é de 50 livros mas eu pretendo ler mais.

Compartilha comigo o que você faz, ou deixar de fazer, para ler mais.

📚

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG

Postar um comentário

7 Comentários

  1. OOi Sil, tudo bem?!
    Então, posso dizer que me senti como você nesse começo de ano. Sempre achei incrível esse povo que consegue ler mais de um livro por mês, enquanto eu no máximo leio uns dois, haha. Aí esse ano eu coloquei a meta de ler cinquenta livros, mas assim que começaram as aulas na faculdade eu notei que minha meta foi muito ambiciosa, haha. Além disso, a gente tem um ritmo de leitura, e ler por obrigação se torna maçante. Minha adaptação esse mês foi abandonar um pouco o Instagram, ou seja assim como você, deixar o celular de lado pra me dedicar ás prioridades. Ver reels e outros entretenimentos no celular é bem legal, mas toma muito tempo, tempo esse que seria mais bem aproveitado se eu gastasse lendo, que no geral, tbm é um entretenimento.
    Depois nos conte se seu método deu certo ou se talvez foi necessário fazer (ou deixar de fazer) mais alguma coisa, acho que sua experiência é muito válida.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. Post super importante! Li uma vez que tudo que tem a nossa atenção floresce mais, e é verdade. Quando colocamos algo como meta, como o nosso foco, aí sim aquela coisa flui! <3

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu costumo jogar essa meta de 50 livros, mas não me incomoda se não alcançar - como foi ano passado. Eu gosto de lembrar do que leio, aproveitar uns dias pra refletir sobre, então não fico ansiosa pra finalizar as coisas, sabe. Do que adianta eu chegar com 200 livros no fim do ano e não lembrar de nem metade das histórias?
    Meu maior inimigo da internet é o Twitter, fato. E não uso redes sociais no fim de semana - te deixando essa ideia pq tb é ótimo pra ajudar colocar as séries em dia.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Eu considero que leio muito, mas eu tenho o privilégio de poder ler em qualquer horário do dia e até passar o dia inteiro só lendo e sei que muita gente não pode fazer isso. É muito ruim toda essa cobrança que colocamos em ler mais, eu mesmo estou tentando diminuir as leituras para ser algo mais prazeroso.
    No caso das redes sociais, elas tiram mesmo totalmente o foco e até assusta quando vamos ver o tempo que passamos no telefone.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Esse ano estou tentando ler com menos pressão e aproveitar mais a leitura, consequentemente ando lendo beeem menos, mas as leituras estão sendo muito mais prazerosas.
    Confesso que o grande vilão das minhas leituras não andarem é o meu celular também... Ás vezes coloco no modo avião só pras leituras renderem sem eu conferir o whatsapp.
    Beijos e amei demais o post!

    Venha participar do top comentarista de março valendo os livros NÃO É ERRADO SER FELIZ e CLUBE DO LIVRO DOS HOMENS!

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela iniciativa. Precisamos mesmo controlar como passamos nosso tempo, pois nem percebemos e estamos muito no celular, ou vendo TV...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, Sil

    Eu tenho uma meta de 100, mas estipulo muito mais para ver se consigo alcançar do que qualquer outra coisa. Não fico focada nisso. No começo do ano eu sempre rendo menos, pois, assim como você, adoro o BBB e fico vendo o PPV. Não me cobro, pois assim como gosto de ler, gosto de ver realities. hahaha O importante é a gente estar de boa com nossa organização e é isso aí.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! ♥ Se gostou do post deixe seu comentário com suas impressões sobre o texto.

Caso você tenha um blog não esqueça de deixar seu link que eu irei retribuir sua visita.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião da blogueira.

Contato: silvianecasemiro@gmail.com