Você já leu romances de banca?




Romance de banca são livros que possuem publicações baratas e no geral os livros são parecidos com aquelas edições de bolso, mas as folhas se assemelham mais a folhas de jornal. As histórias são curtas e como principal característica possui mulheres que encontram um grande amor.

Essas coleções foram, e ainda são, alvos de preconceitos por parte de alguns leitores; Isso porque a qualidade de suas histórias podem ser questionadas, já que elas focam no romance romântico e que muitas vezes pode conter momentos picantes. Outro ponto que pode ser negativo para algumas e para outras não é que os personagens masculinos dessas tramas são estereotipados com o arquétipo machão, salvador da pátria, a última bolacha do pacote e geralmente são ricos e poderosos. Por esse lado é de se pensar que muitos desses homens acabam refletindo a época em que tantos desses romances foram escritos, sendo assim machistas e em alguns casos misóginos. Neste caso acredito que as leitoras de certa autora famosa vão querer me matar, já que tantas de suas histórias começaram a ser publicadas justamente nesse formato. Hoje em dia é muito mais fácil encontrar autoras escrevendo sobre mulheres fortes e feministas, mas nessas histórias as mulheres geralmente são virgens e são descritas quase que como uma sem graça e a santinha.

Uma característica marcante dessas coleções são os nomes femininos que representam cada tipo de história.

Sabrina são histórias contemporâneas com protagonistas independentes.
Bianca tem personagens mais sonhadoras e no geral são históricos ou de época.
Jéssica são histórias sensuais. Atualmente há outras coleções que são voltadas para romances históricos, romance místico, por ai vai.

Para quem ama romance essas coleções são quase que essenciais, pois trazem caracteristicas desses gêneros que são importantes para as leitores. Talvez pelo preconceito que há sobre esses livros muitas dessas leitoras estão comprando romances com edições comuns (que originalmente são ou foram lançados em formato de banca), mas na verdade cada um lê o que bem quer, né? Eu li alguns desses na minha época de escola, pois eram um dos poucos livros que tinha na biblioteca. Hoje em dia eu nem me lembro o nome e a história, mas de qualquer maneira me deu vontade de reler algum desses romances e por isso acabei comprando um no sebo para poder passar nervoso com essas histórias (já que elas tem tudo que eu odeio em romances).

Me conta nos comentários se você já leu algum romance de banca.


CONVERSATION

6 Comments:

  1. Sou suspeita ao comentar, mas amo romances de banca, eu já li tantos que até perdi as contas. Eu e minha mãe tínhamos vários e adoravamos ir no sebo trocar haha
    Beijos, Fê
    Modoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já li muuuuuuiiiito!!! Aquelas series Bianca, Sabrina e Julia estavam sempre entre meus cadernos da escola e adorava os mais contemporâneos que se passavam na Grécia. MOcinhos lindos e protagonistas destemidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Fiquei curiosa sobre a autora que você comenta cujas leitoras iam querer te matar hahaha!
    Eu só conhecia a nomenclatura "Sabrina", não conhecia as outras. Hoje leio romances de época e acho bem fofinhos, mas vejo que são iguais ou inspirados nesses romances de banca. Mas não tenho preconceito, acho bem legal pra passar o tempo e suspirar um pouquinho.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi Silviane, sua linda, tudo bem?
    Faz tempo que não passo por aqui. Eu nunca li nenhum das coleções Sabrina, Jéssica, Bianca, os que eu tenho são de grandes autoras como Nora Roberts e outras. Vou lhe confessar, tive a chance de ler livros maravilhosos, muito melhores do que temos no mercado hoje em dia. Por isso nunca entendi o preconceito. Adore o tema da postagem.

    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Já li muitos romances de banca e adoro, sua definição está perfeita, minha adoração por romances foi a partir dessas leituras, tenho algumas guardadas ainda. Parabéns pelo post, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Já e muitos! Aliás, conheci os romances de época através dos romances de banca. Gosto demais pois até hoje tenho alguns títulos, principalmente de autoras que ainda não foram lançadas em formato de livraria, e guardo com carinho. AMEI a postagem!
    Beijos

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário aqui para conversamos.