Resenha: Mistério no Caribe

 


Influenciada por uma enquete no Instagram eu acabei lendo, pela primeira vez, Agatha Christie. A famosa dama do crime tem uma lista extensa de livros e mais ainda de leitores apaixonados por suas obras, então é bom afirmar que estava mais do que na hora de eu ler algo dela e tirar minhas conclusões se gosto. Eu sempre evitei ler algo da autora por ter visto alguns relatos sobre ela ser racista, mas acho que não podia deixar de atender um pedido das pessoas que me acompanham.

Mistério no Caribe é um dos livros que contam com a presença de Miss Marple e por todas as resenhas que já li eu até sentia que conhecia essa senhorinha muito bem. Uma mulher engraçadinha, esperta e muito curiosa a respeito da vida alheia (a verdadeira fofoqueira). Não acho que ela seja uma investigadora nata, na verdade ela só da atenção para aquilo que os outros ignoram por não são fofoqueiros que nem ela. Minha impressão sobre ela é baseada em apenas um livro, então pode estar muito errada (mas não vou ler mais nada para tentar mudar de opinião).

A trama é narrada em terceira pessoa, portanto muitos personagens além da senhorinha tem voz através do narrador e ai que para mim começa o verdadeiro problema: Nenhum deles deveria ter tido voz nessa história, já que suas passagens chegam a ser reveladoras em alguns momentos e em tantos outros desnecessários. Sei que Agatha Christie é uma grande influencia para os autores de investigação que estão no mercado hoje em dia, mas como uma leitora que gosta desse gênero eu devo agradecer que as narrativas evoluíram e não são mais tão simplistas quanto era naquela época. Tudo é tão conectado ali que chega a soar falso para quem está lendo e espera um grande mistério. Bom, eu não tô falando que adivinhei rápido quem é o assassino (ainda bem), pois nesse sentido ela conseguiu disfarçar bem com atitudes boas que o homem teve. Inclusive é o único homem em toda a história que se mostrou ser bonzinho, então olhando em retrospecto eu deveria ter compreendido facilmente que ele seria o suspeito.

Este é um livro de fácil leitura, uma narrativa bastante fluida. Eu não gostei muito de alguns aspectos e personagens, mas o tempo que me dediquei a leitura foi bastante prazeroso e isso que importa como leitora. Não acho que irei ler outro livro da autora, mas vou continuar lendo autores que são influenciados por ela.

Título: Mistério no Caribe • Autora: Agatha Christie • Editora: L&PM

Compre o livro aqui

Cadastre-se por e-mail e receba todas as novidades

CONVERSATION

1 Comments:

  1. Cada leitor e cada livro são únicos! Não há mal algum nisso. Eu amo as letras da diva do crime e já li alguns livros dela, naquela biblioteca da escola, os livros roídos pelas traças e com cheiro de mofo e naftalina rs mas eu amo muito.
    Por isso,ando namorando muito as edições novas, para poder me jogar nas letras da autora novamente.
    Eu não me recordo desse livro em particular, mas admito que senti muita vontade ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário aqui para conversamos.