Quando abandonar um livro?

 


Uma das piores coisas que um leitor pode fazer é abandonar um livro. Não sei vocês, mas eu fico com aquela sensação de que falhei muito mais ao abandonar do que simplesmente não pegar nada para ler. Claro, estou errada em ambos os casos, pois isso não me faz menos leitora do que outras pessoas, entretanto o abandono literário não é algo legal de se fazer.

Decidi falar sobre isso pois recentemente coloquei O Lobo da Estepe na minha TBR dos 30 antes dos 30 e ele foi o primeiro livro sorteado, mas quando comecei a ler não consegui me conectar com a história e com a narração da obra. Achei estranho, pois já li dois livros do autor, sendo um deles um dos meus favoritos, e em ambos para mim o livro fluiu super bem e consegui me conectar com a história de imediato. Eu tinha altas expectativas com O Lobo da Estepe pois quando trabalhei na livraria muitos clientes fãs do autor me falaram que este seria o melhor livro dele que eu leria, então acho que na hora que iniciei a leitura não senti isso e acabei me decepcionando e desanimando. Mas o ponto aqui não é falar sobre O Lobo da Estepe e sim como que um leitor vai saber quando abandonar um livro?

(Des)conexão com personagens

Uma das coisas mais importantes para mim em um livro são as personagens. Eles são os principais elementos que me fazem gostar ou não de um livro, mesmo que o livro seja excelente se eu não gostar de nenhum personagem acabo não gostando tanto assim do livro. Um bom desenvolvimento é crucial para que eu sinta empatia e torça por eles, ou no caso de anti-heróis, por exemplo, eu posso odia-los e ainda entender suas motivações.

Capítulos e pontuação

Eu, particularmente, tenho muita dificuldade em ler livros com capítulos longos sem aquele "descanso", sabe? O problema em si não é nem o capítulo ser grande, mas sim páginas, páginas e mais páginas de monólogo sem ao menos um respiro para que eu possa recuperar o folego. Mesmo se eu parar de ler e voltar no outro dia eu sinto que já comecei a leitura cansada.

Pontuações são coisas importantes, né? Mas tem autores que não usam, como por exemplo José Saramago. Eu AMO Saramago e quero ler outros livros dele, entretanto sempre que eu penso na forma de escrita dele eu acabo deixando o livro de lado pois tenho medo de me cansar e abandonar.

Histórias que não saem do lugar

Algumas histórias parecem que dão voltar em torno de si mesma umas cinco vezes em cada capítulo, então não tem como se animar para continuar essa leitura sem passar raiva ou acabar ficando com sono no meio da primeira página.

Quando saímos da zona de conforto

Eu acho extremamente importante sairmos da zona de conforto de vez em quando. Graças a esse pensamento eu acabei descobrindo novos gêneros que antes eu virava os olhos e hoje é um dos meus favoritos, entretanto nem sempre sair da zona de conforto funciona bem, seja por livros que tenham alguns fatores já mencionados acima ou por outros que é pessoal de cada leitor e quando identificamos isso é importante saber que tá tudo bem abandonar essa leitura.

Quais são os outros fatores que te fazem abandonar um livro? 

Por sorte eu tenho poucos livros abandonados na minha vida e acredito que O Lobo da Estepe não será um desses, pois em algum momento eu irei sentir alguma conexão com a história, mas por ora é melhor eu ir para outros mundos.

CONVERSATION

1 Comments:

  1. Eu já passei os dois lados: já me senti muito culpada por abandonar. Tem todo um trabalho até o livro chegar em nossas mãos e eu pensava em todos.
    Já fui meio assim, deixa pra lá, não preciso de você, eu tenho mais livros na estante.
    Hoje em dia, se um livro não está me prendendo, deixo ele guardadinho e dou uma nova chance depois de um tempo.
    Acredito que tudo seja questão de tempo rs
    Mas oh, ler é por amor e prazer. Então? Nunca pode haver culpa!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! ♥ Se gostou do post deixe seu comentário com suas impressões sobre o texto.

Caso você tenha um blog não esqueça de deixar seu link que eu irei retribuir sua visita.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião da blogueira.

Contato: silvianecasemiro@gmail.com