Resenha: Quem tem Medo do Feminismo Negro?

Djamila Ribeiro Livros

Acho que a Djamila foi super legal com esse título. Na realidade ele deveria ser "Porquê brancos tem medo do feminismo negro?" e eu falo isso não somente pelos textos que tem neste livro, mas por minha experiencia com clientes na livraria onde trabalho (onde uma mulher branca, classe média alta, pediu livros sobre feminismo e quando eu mostrei esse ela fez cara de desdém), além do fato de ouvir um "Porquê tem que ser negro?". Infelizmente vivemos em um mundo até onde pessoas inteligentes são burras.

God me free de pagar de super sabidona aqui. É justamente por isso que eu leio livros: para aprender cada vez mais e é claro que é por isso que eu quis ler esta obra. Já seguia e conhecia um pouco do trabalho da Djamila nas redes sociais e amo a força que ela tem, a forma como ela inspira outras pessoas e principalmente mulheres negras. Eu sei que meu lugar como pessoa branca não é lutar contra o racismo como se ele fosse parte da minha rotina e sim dar respeito e a visibilidade que essas pessoas merecem. Então sim eu li esse livro para entender um contexto social que não faz parte de mim, mas que envolve a sociedade em que eu vivo; Eu li esse livro para poder militar quando alguém me perguntar os motivos de um mulher negra merecer uma atenção especial no feminismo; e nesse ponto do texto vocês já entenderam o recado.

"Quem tem medo do Feminismo Negro?" reúne artigos que Djamila escreveu, em sua maioria, para o jornal Carta Capital e no inicio ela faz um pequeno apanhado da sua vida. Eu ainda não conhecia a história dela e fiquei curiosa por mais. Tem tantas coisas que essa mulher passou para poder chegar onde está que nós nem temos noção de como foi um caminho difícil. Os artigos todos falam sobre racismo e principalmente sobre mulheres negras. Antes desta obra eu tinha um visão muito limitada a respeito do feminismo negro (não era tão ignorante quanto as pessoas citadas acima, mas não entendia muito a respeito dele) e agora consigo refletir um pouco mais sobre o meu papel na sociedade como mulher branca e o quanto mulheres como eu, por mais feministas que se dizia, ajudaram o racismo a se propagar diminuindo outras apenas pela cor de sua pele. É um livro de história, é um livro que joga coisas na nossa cara sem medo (e que esta certíssima em fazer isso). Mais do que tudo é um livro para te tirar da zona de conforto e não apenas durante a leitura, mas também no dia a dia.

Um livro que trás fatos a respeito da mulher negra sendo sempre vista como a empregada, ou quando convém a sociedade, sendo vista como a musa do carnaval; Trás fatos a respeito da meritocracia, que não funciona nunca em uma sociedade de classe baixa. Um livro que irá te explicar que piada a respeito da cor da pele do amiguinho branco não mata cerca de 75% das vitimas de homicido no Brasil, irá te explicar o motivo que piadas na escola acabam com a auto estima de dezenas, milhares, de meninas que tem o cabelo crespo e entram em uma luta para ser padrão em uma sociedade onde só é bonito ter o cabelo liso. Enfim, eu fiquei muito satisfeita com essa leitura e com o que ela me proporcionou.

📚
Título: Quem tem Medo do feminismo Negro? • Autora: Djamila Ribeiro • Editora: Cia das Letras
COMPRE AQUI

Share this:

Postar um comentário



 
Copyright © @kzmirobooks. Designed by OddThemes