Resenha: Mexa Comigo

Livro no Kindle

Ao fim de 2019 eu me lancei um desafio para 2020: Ler alguns gêneros que não costumo ler/que não gosto. E após quatro meses, finalmente, li um livro do desafio. O escolhido foi Mexa Comigo, da autora brasileira Josy Stoque. O livro estava gratuito na Amazon e eu aproveitei para ler para meu desafio. A ideia era ler um livro hot, pois pelo pouco que conheço da autora sei que ela tem livros nesse gênero, mas ao iniciar a leitura me surpreendi a ver que o livro não é hot (bom, ele tem momentos sensuais e com sexo, mas eu imagino que os hots sejam focados nisso a maior parte da narrativa, né?). Então eu encaixei o livro em romance de época, mesmo não sendo aqueles que se passam no século XVIII e XIV ele  se encaixa no aspecto de época, pois a história se passa nos anos 1940 e conta os costumes da época (e alguns fatos históricos).

Esse livro não teria feito jus a sua participação do "Desafio Saindo da Zona de Conforto" se realmente não tivesse sido um desafio para mim. Livros de romance são fáceis de ler, de modo geral, e dependendo da narrativa algumas leitoras terminam em um dia. Eu li o livro em quatro dias e enrolando muito para isso. Em vários momentos pensei em abandonar e desistir, mas persisti pois acho importante cumprir uma meta quando estabelecemos uma e por isso cheguei ao final da obra. Já é perceptível que eu não me encantei com a leitura, como tantas leitoras que comentaram na Amazon e no Skoob, por exemplo, mas não quero focar meu texto na ideia de que eu li um gênero que eu não gosto.

Vamos ao fato: Josy Stoque é uma autora excepcional. Ela sabe criar uma narrativa que chama a atenção dos leitores e em tantos casos prender ao ponto de ninguém querer largar o livro. A personagem Giulia — uma imigrante italiana que vive na colônia com sua família sonha em ser dançarina famosa, mas o comportamento abusivo de seu pai a torna cada vez mais longe desse sonho até que sua mãe toma as rédeas da situação e a ajuda fugir para São Paulo — é uma moça determinada a conseguir o que deseja e não mede esforços para isso. Personagens assim encantam qualquer leitora e não vai achando que só porque ela é uma "moça da roça" que ela é burra e ingênua, pelo contrário. Giulia foi tantos anos maltratada pelo pai que não irá permitir que esse comportamento se repita por outra pessoa.

Ao chegar em São Paulo Giulia conhece Andrei, um francês que se mostra disposto a ajuda-la na realização de seu sonho, ensinando dança a ela, dando luxo, a tornando uma dama da sociedade. Ele é aquele personagem tipicamente misterioso que solta poucas informações sobre sua vida, de onde ele veio, como conseguiu tanta fortuna e, claro, o personagem que encanta a protagonista com seu jeito carinhoso. O romance que nasce entre eles é bem bonitinho e crível, nada muito sonhador e impossível de acontecer; Assim como todos os dramas que nascem com esse relacionamento. Como eu disse Andrei é misterioso, toda a sua história de vida tem segredos que demoramos a descobrir. A história se desenrola com alguns altos e baixos no relacionamento do casal, mas também temos os momentos de treino de Giulia até chegar ao seu ápice. Assim como todos os romances tem uma questão importante a ser resolvida na trama e nessa história é a família de Giulia, mas essa parte não vou falar nada para não estragar nenhuma surpresa.

Minha experiencia com a leitura pode não ter sido boa, mas este livro com certeza será minha indicação quando alguém procurar algum romance do tipo "água com açúcar" para ler. A história tem uma sequencia que é narrada por uma outra personagem da obra, então se você ler este e gostar ainda vai poder curtir um pouco as personagens.

📚


Título: Mexa Comigo • Autora: Josy Stoque • Editora: Independente

Share this:

Postar um comentário



 
Copyright © @kzmirobooks. Designed by OddThemes