Autores vencedores do Nobel para Ler




Há 119 anos foi entregue o primeiro prêmio Nobel da Literatura e desde então todos os anos um autor ou autora de qualquer nacionalidade e idade é contemplado com o maior prêmio literário do mundo. Infelizmente ainda não tivemos nenhum brasileiro na lista, mas há autores(as) excepcionais com obras muito relevantes para a cultura mundial, literatura e história; E mesmo com várias polêmicas envolvendo a academia sueca responsável pela entrega do prêmio este ainda é um dos mais desejados e respeitados prêmios de literatura. Hoje vou falar 7 livros que quero ler de autores que ganharam o Nobel.


Hermann Hesse - O Lobo da Estepe

Já li duas obras de Hermann Hesse e gosto muito da literatura dele. Tem uma mistura de religião e filosofia e nos faz pensar muito, pois como leitores precisamos interpretar o que ele está nos contando, o que ele quer dizer, e o que isso significa. Mesmo tendo dificuldade com isso nas leituras anteriores, ainda assim, gostei muito de seus livros e agora preciso ler o seu maior sucesso.


Kazuo Ishiguro - Não me Abandone Jamais

Eu conheci Não me Abandone Jamais através de sua adaptação de 2010, mas só descobri que era uma adaptação em 2017, quando Ishiguro ganhou o Nobel e reconheci o nome do livro na lista de obras publicadas no Brasil. Desde então procuro uma oportunidade para ler, pois é uma história muito emocionante e que, acredito eu, tenha muito mais a contar além do filme.


Svetlana Aleksiévitch - A Guerra Não tem Rosto de Mulher

Todas as pessoas que conheço que leram esse livro falaram sobre ele ser muito pesado e de difícil de leitura, mas sendo um assunto tão interessante de ser entendido e estudado eu me peo com vontade de ler as obras da autora. Além deste quero ler Vozes de Tchernóbil.


Toni Morrison - Amada

Eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhum romance da Toni Morrison, mas li um livro de ensaios maravilhoso e nem posso imaginar o que esperar de um romance. A primeira mulher negra a ganhar um Nobel (e até hoje a única) marcou uma época da literatura negra, não somente com suas colaborações, mas principalmente com o apoio a publicação de outros autores.

+ Conheça a Obra: A Origem dos Outros


José Saramago - O Evangelho Segundo Jesus Cristo

Minha identificação com José Saramago vai um pouco além da admiração por sua obra (que eu só li um livro, até o momento, mas já amo); Vai também em encontro com suas opiniões, sobre o que ele fala com seus livros, e até atitudes pessoais. O Evangelho Segundo Jesus Cristo foi lançado em 1991, o livro tem a minha idade, e ainda hoje é considerado... profano, por assim dizer.


William Golding - O Senhor das Moscas

Para ser sincera O Senhor das Moscas nunca foi um livro que tenha me chamado tanta atenção ao longo da vida, mas eu sempre acabo me deparando com referencias dele de alguma forma e por isso me sinto quase na obrigação de ler. Todos que conheço e que leram gostaram muito e tenho expectativa com ele.



Olga Tokarczuk - Sobre os Ossos dos Mortos

Ao contrário dos outros autores a Olga para mim foi uma descoberta inédita. Ela foi a última contemplada com o prêmio e eu não conheço nada sobre ela e sua obra, portanto minha vontade de ler seu livro é para conhece-la e formar uma opinião.

📚

E é isso!
Você já leu algum autor(a) que ganhou Nobel? Fala aqui um pouquinho da sua experiencia. 

Share this:

Postar um comentário



 
Copyright © @kzmirobooks. Designed by OddThemes