Resenha: Os 12 Signos de Valentina


Não sei vocês mas eu quando fico muito tempo sem ler algum gênero que antes devorava parece que estou lendo algo totalmente novo e até revolucionário. Então sim, eu não lia clichês YA/NA há algum tempo e quando terminei a leitura de Os 12 Signos de Valentina me senti de coração aquecido (adoro esse termo que as blogueiras usam) com o quanto esse livro é tão fofo e importante para toda uma nova geração de leitoras de romances nacionais.

Os 12 Signos de Valentina conta a história de Isa, uma jovem estudante de jornalismo que descobre no dia de seu aniversário a traição do seu namorado (seis anos de namoro jogados no lixo) e após passar quase um ano de luto pelo relacionamento e muita luta de seus amigos e familiares próximos para que ela seguisse com a vida, Isa vê uma oportunidade de sair da tristeza ao realizar um experimento "cientifico" (um trabalho para uma aula da faculdade): irá testar todos os signos do zodíaco, ou seja, ficar com boys de todos os signos até encontrar um perfeito. Nisso eu já achei o livro incrível, mas ao mesmo tempo tive receio pois pelo histórico de livros que li antigamente mostravam que personagens com esse perfil não eram bem vista em suas histórias; Mas o que falar da Ray Tavares que eu acabei de conhecer e já considero incrível demais?

Isa passa a conhecer todos os signos de uma forma divertida, e um pouco estereotipada, e sim ela da uns beijos em todos eles. Errada não tá, eu mesma acho que faria o mesmo e até pior se tivesse tido essa ideia antes de conhecer o meu leonino perfeito. Isa é uma personagem divertida e pé no chão, mas acima de tudo ela é uma personagem que irá mostrar aos leitores algo que não vemos muito em livros desse gênero nacionais: privilégios; a famigerada consciência de classe. Eu li este livro em uma leitura coletiva e algumas participantes falaram que se irritaram com o quanto a personagem tenta militar nesse livro, sendo até forçada as vezes. E sim, não vou discordar das meninas, pois teve momentos que eu ficava ISA, CALMA AMIGAH, mas eu entendo por outro lado a necessidade da personagem ser assim principalmente por perceber através das redes sociais que muitas leitoras desses gêneros não sabem e nunca nem leram nada que fala sobre privilégios, principalmente na ficção.

E claro, né... o romance. Gente, a Ray foi tão incrível na construção desse livro que ainda criou um romance muito perfeito e que combinou com tudo o que a Isa passou e passará no decorrer da trama. Eu não vou citar o nome do personagem que irá ser, então, par romântico de Isa, mas já adianto que ele está longe de ser o macho tóxico. Ele a respeita acima de tudo e nunca a julgou por nada que ela está fazendo. Em um dos debates eu questionei uma decisão da Isa a respeito do experimento e uma das meninas disse que se ela fizesse o que eu queria que ela fizesse o Menino não ia mais querer ficar com ela e eu fiquei tipo beloved??????? justamente se ele deixasse de gostar dela então ela deveria é ficar longe dele, certo? Mas claro que ele não fez isso e nem faria mesmo que Isa tivesse feito o que eu queria que ela fizesse.

Um livro fácil e gostoso de ler, além de nos colocar em uma ambientação de SP muito boa (e nostálgica para mim) com certeza é um romance que irá encantar as leitoras de nacionais assim como me encantou bastante.

📚

Título: Os 12 Signos de Valentina • Editora: Galera Record • Autora: Ray Tavares
Para comprar esse livro e ajudar o blog clique aqui

Share this:

Um comentário :

  1. Que bom que gostou! Já conhecia mas nunca li, mas achei bem legal a proposta.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir



 
Copyright © @kzmirobooks. Designed by OddThemes