Resenha: Olhos d'Água



No segundo mês da leitura coletiva de #lendoautorasnegras o livro escolhido foi Olhos d'Água da brasileira Conceição Evaristo e eu não poderia ter sido mais sortuda por ter ganho este livro no amigo secreto de carnaval justamente quando ia deixar a leitura de lado por não ter o livro em mãos. Bom, logo iniciei a leitura e só posso dizer uma coisa: amei, mas sofri demais. Então antes de iniciar o texto em si já deixo vocês avisadas: o livro pode ser um pouco denso demais para pessoas com alguma sensibilidade, pode conter gatilho para algumas pessoas, então muito cuidado ao decidir ler esta obra.

Bom, não gosto desse tipo de aviso mas é importante informar, pois por mais que a autora tenha tentado amenizar as situações com suas palavras, não deixando nada explicito, quando entendemos o que, de fato, ela quer dizer só conseguimos ficar arrasadas. Eu acabei lendo em um ritmo constante, apesar de ter me abalado com alguns contos específicos, mas eu acredito que isso tenha mais se dado ao fato de eu não ter me identificado com as histórias em si, por viver em uma realidade diferente das personagens criadas ali.
Eu sabia, desde aquela época, que a mãe inventava esses e outros jogos para distrair a nossa fome. E a nossa fome se distraia. 

Olhos d'Água é um livro de contos que nos conta a vida de pessoas em situação de pobreza e miséria. De inicio achei que todas seriam mulheres, predominantemente negras, mas houveram contos em que homens eram os protagonistas. Cada um com sua própria história, tão única mas ao mesmo tempo tão igual a histórias que estão acontecer nesse exato momento em locais de pobreza e miséria. Então sim, a autora quis mostrar aos leitores uma realidade pouco conhecida por nós privilegiados. Sim sim, tô aqui em mais uma resenha querendo falar sobre a minha consciência de classe, mas como não falar quando um livro como este joga na nossa cara realidades tão cruéis?

O livro é tão importante em nosso Brasil atual que ele já se tornou leitura obrigatória em algumas escolas e universidades e fica fácil entender todos os debates que ele podem gerar com suas histórias. Tenho sim algumas favoritas e que mais me chocaram, mas não irei focar aqui nos contos em si e sim no geral da obra.

O debate do grupo ainda não aconteceu e eu estou ansiosa para ver as mulheres ali falando sobre esse livro, principalmente porque até o momento já houveram comentários sobre o que me deixaram ansiosa e curiosa sobre as formas como o livro mexeu com elas que é tão diferente da forma como ele mexeu comigo. Enfim, essa foi uma resenha não resenha, para ser bem honesta, porque não consigo colocar muito bem em palavras essa obra.

📚
Título: Olhos d'Água • Autora: Conceição Evaristo • Editora: Pallas
Para comprar esse livro e ajudar o blog clique aqui
Esse livro faz parte da leitura coletiva de #lendoautorasnegras

Share this:

Postar um comentário



 
Copyright © @kzmirobooks. Designed by OddThemes