Resenha: Fraude Legítima


E. Lockhart tem o jeito de abalar as estruturas de qualquer leitora. Um forma de escrever que te faz querer mais e mais a cada capitulo e eu fiquei o tempo inteiro assim ao ler Fraude Legítima. Se você leu Mentirosos e acha que já sabe o que vem por aí digo que você está muuuito enganada. Enquanto em Mentirosos temos um plot twist no final do livro aqui temos várias pequenas reviravoltas que te deixam pensando "o que é isso???" com o sentimento de que está perdendo a própria sanidade.

Fraude Legítima começa do final. A leitura se inicia no capítulo 18 e a história é contada de forma reversa, então já ficamos sabendo o fim logo nas primeiras páginas. Mas a maior questão é como que as coisas aconteceram daquela forma? A personagem principal se chama Jule e está em uma viagem no México, cheia de luxos, daquele jeito que todo mundo sonha. Até que percebe que uma policial está seguindo-a. Com a regressão da história ficamos sabendo que ela veio de Londres e que estava de luto por uma amiga. A história passa a girar em torno dessa amizade que parece ser perfeita mas descobriremos que tem seus altos e baixos com mais baixos. Ciúmes e inveja são uma das principais caracteristicas que encontramos nas personagens.

Não quero falar muito da história pois este é um livro que as coisas vão acontecendo aos poucos, com cada capitulo te dando uma pista sobre Jule, sua vida, seu passado, além da sua personalidade. Além do mais é uma obra que vai te dando perspectivas diferentes sobre conceito de amizade e o inicio da vida adulta, é o exemplo perfeito de que nunca conhecemos alguém cem por cento, nem as mais próximas, muito menos as que achamos que nos ama.

O que eu posso falar dessa autora além de que ela é perfeita? Pensa em uma mulher que pensa em detalhes para descrever as personagens, além de sutilmente mostrar sua posição feminista na obra, colocando mulheres fortes e dando outras caracteristicas. Sem contar que para contar essa história de trás pra frente precisou de uma puta de uma criatividade e memória, pois tinham detalhes que eu me perdia em alguns momentos (mesmo tudo estando registrado com datas). Enfim, é uma leitura maravilhosa que eu recomendo para quem gosta de um suspense com drama.

Título: Fraude Legítima (Genuine Fraud) • Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte • Tradução:  Flávia Souto Maior

COMPRE O LIVRO AQUI | ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG

PARTICIPE DO TOP COMENTARISTA

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Silviane!
    Quando li Mentirosos, gostei, porém me senti 'traída', depois entendi que era essa mesmo a intenção que a autora queria causar.
    Quando li Fraude Legítima fui com a expectativa de ser traída novamente, entretanto, gostei mais, porque ela usou uma técnica diferente e as reviravoltas foram surgindo, bom demais.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Lembro até hoje das sensações que Mnetirosos causou em mim... Sério, aquele livro me fez fazer papel de trouxa direitinho. Lembro que achei realmente maravilhoso a construção dos personagens e da história, como tudo era pereito e sem pontas soltas.
    Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas, lembro que coloquei ela nos desejados logo que foi lançado, agora, com sua resenha essa vontade de ler voltou :)
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha. Essa história parece ótima e já vou salvar aqui para ler depois.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não é um livro que a capa tenha chamado minha atenção, porém como gosto muito desse gênero investigativo acho que seria um livro que gostaria.
    A premissa me chamou atenção, apesar de já ter lido vários spoilers por aí.
    Mas ainda não li nenhum livro da autora.
    Gostei bastante da resenha.
    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Adorei Mentirosos, mas quando saiu Fraude Legítima vi tantos comentários negativos que preferi não ler, mas a forma que você descreveu como ocorrem as coisas no livro me deixou bem curiosa e com a certeza de que os dois livros não são para o mesmo público.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Hey Kzmiro o/

    gosto muito do jeito que você resenha.

    Fiquei curiosa sobre o livro, gosto de ler esses livros com estruturas diferentonas.

    Boas leituras,
    Karen Gabrieli | Apesar do Caos

    ResponderExcluir
  7. ola
    ainda não li mentirosas ,mas vi muitas elogios a autora . não conhecia esse livro Fraude legitima e a forma como a autora constroi a narrativa é bem diferente mesmo e por ser tratar de um genero que eu gosto já fiquei com vontade de ler .

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! ♥ Se gostou do post deixe seu comentário com suas impressões sobre o texto.

Caso você tenha um blog não esqueça de deixar seu link que eu irei retribuir sua visita.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião da blogueira.

Contato: silvianecasemiro@gmail.com