Livros para começar a entender o feminismo


Olá, vocês que ainda param um minutinho do seu dia lendo blogs. Hoje vou falar sobre um dos meus assuntos favoritos: feminismo. E melhor ainda: Vou indicar livros feministas para você que quer entender um pouco da causa mas não sabe por onde começar. Agora é a hora de você abrir o seu carrinho da Amazon e fazer uma listinha bacana.


Esse é o primeiro livro da lista, apesar de eu não ter lido ainda. Ele é um grande almanaque que fala sobre o assunto de forma simples e direta, com fatos históricos, nomes importantes e os principais movimentos até os dias atuais. É um bom livro para iniciar no assunto pois à partir dele outros rumos podem ser tomados
.

Esse livro é o mais óbvio da lista, sim! Mas ele é extremamente didático. O discurso de Chimamanda no TEDx serve para abrir a mente de várias pessoas, eu mesma vi isso, que sempre se disseram não feministas ou anti feministas e que em alguns momentos do texto se reconheceram como feministas. É um livro super curto, da para ler em no máximo uma hora e o melhor de tudo é que o e-book é gratuito na Amazon. Ah! Aproveite a leitura deste para ler também Para Educar Crianças Feministas, que fala sobre a importância da criação de crianças que vejam as outras como iguais independente de gênero e que isso, claro, acontece da forma como essa criança é criada pelos pais. Logo crianças com uma educação não sexista será um adulto não sexista.

O Feminismo é para Todo Mundo


Se você leu a pequena bíblia da Chimamanda e agora quer se aprofundar no assunto então é a hora de ler esse da bell hooks, pois ele vai aprofundar a respeito do feminismo em todos os principais âmbitos sociais, ou seja, família, trabalho relacionamentos, escola/faculdade e até na sociedade em geral, ou seja (novamente): TUDO. Esse livro é extremamente importante pois ele desmistifica coisas que crescemos acreditando sobre o feminismo e mulher feministas. 

Profissões para Mulheres e Outros Artigos Feministas


Apesar de conter textos do inicio do século XX acho esse livro importante para entender a respeito da evolução que o feminismo teve ao longo dos anos de uma forma direta. O que está escrito nele pode não fazer sentido na nossa realidade atual, mas é um estudo sobre a própria evolução do feminismo e tudo que conquistamos e também como ainda temos um longo caminho a percorrer. 

Quem tem Medo do Feminismo Negro? 


Eu nem preciso falar que eu, como uma mulher branca, me identifico muito mais com o feminismo "branco", certo? Mas não sou hipócrita a ponto de não entender que existe diferença entre o feminismo e o feminismo negro e posso dizer com certeza que aprendi todas essas diferenças com a Djamila Ribeiro (que me apresentou outras autoras através deste mesmo livro). E sim, é muito importante entendermos além do que nos convém a luta de outras realidades, pois se queremos um mundo justo e igualitário temos que aprender sobre todos que vivem nele. Então leiam sobre feminismo negro, entendam o porque de mulheres negras não terem os mesmos privilégios que as brancas. 


Infelizmente eu ainda não li todos os livros ou autoras feministas que gostaria e sinceramente me considero uma ignorante sobre o assunto, pois há tantas coisas para aprender e principalmente para colocar em prática que talvez eu nunca seja uma mulher cem por cento feminista; Mas quis compartilhar um pouco sobre essas leituras por acreditar que tudo há um ponto de partida quando temos interesse no assunto e no aprendizado.


Você costuma ler livros feministas? Pode ser teóricos ou romances, mas fala ai nos comentários qual seus favoritos!!

Postar um comentário

1 Comentários