Resenha: Um de Nós Está Mentindo


Neste livro, conhecemos quatro adolescentes, Nate, Addy, Cooper e Bronwyn, que estão sendo acusados de assassinato. Durante uma detenção em que os quatro alunos estavam presentes, Simon sofre um choque anafilático e falece instantes depois. Porém, a polícia chegou à conclusão que sua morte não foi acidental, já que o copo onde Simon bebeu água pouco antes de morrer continha traços de óleo de amendoim, alimento do qual ele era alérgico. A partir daí, todas as pistas do suposto crime levam aos quatro adolescentes que estavam presentes naquela sala.

Parece totalmente injusto colocar a culpa nos meninos, mas cada um deles tem um motivo para odiar Simon e querê-lo morto. Assim, como o título do livro já indica, algum dos personagens da história está mentindo e fica muito difícil confiar em alguém. Até certa ponto, esse "pequeno detalhe" acaba gerando uma grande tensão, já que os capítulos são narrados intercalando os pontos de vista dos quatro adolescentes. Porém, com o decorrer da leitura, a gente começa a ter sentimentos super contraditórios em relação à eles, porque, querendo ou não, vamos conhecendo o interior de cada um, como eles se sentem, como estão lidando com tudo. 

A narrativa de McManus é muito envolvente, extremamente fluida, tanto que é uma leitura extremamente rápida. O tema, que tem de tudo para ser um enorme clichê, foi conduzido de uma forma magistral pela autora. A única coisa que me incomodou um pouco foi que muitas vezes eu não conseguia identificar qual personagem estava narrando naquele momento. Então, na minha opinião, faltou dar diferentes "vozes" aos personagens, sabem?

Apesar dessa atmosfera de mistério, o young adult está presente no decorrer das páginas, tendo espaço até mesmo para aquele romance adolescente que a gente adora. Para ser sincera, as minhas partes preferidas eram as dos personagens que formaram o casal — no caso eu não vou contar para vocês sentirem exatamente o que eu senti durante a leitura. Outro ponto bacana de citar é o amadurecimento dos personagens no decorrer da trama, quando começam a se aceitar e perceber que todo mundo erra, até mesmo a pessoa mais perfeita. 

Eu tinha diversas teorias para o desfecho da história dos adolescentes e, quando eu já estava quase lá, descobri o que realmente aconteceu com Simon, mas isso não fez com que eu gostasse menos do livro. Acredito que, quando um autor deixa pistas para o leitor, é porque realmente quer que ele desvende o mistério. A história criada por McManus é um maravilhosa, com temas atuais que levantam ótimas discussões. Um de Nós Está Mentindo com certeza tem a capacidade de conquistar os leitores desde as primeiras páginas.

Título: Um De Nós Está Mentindo (Um de nós está mentindo)  • Autora: Karen M. McManus
Editora: Galera • Tradução: André Gordirro
Para comprar o livro e ajudar o blog clicar aqui 

Share this:

3 comentários :

  1. Oi Ana Clara,
    Essa pegada Pretty Little Liars chama muito minha atenção. Não tive a oportunidade de comprar o livro, mas está na minha listinha de desejados. Este, e a outra obra da autora que já lançamentou por aqui também.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana Clara.
    Eu já li um outro livro da autora e gostei. Mas achei meio fraco em alguns pontos. Mas tenho vontade de ler esse, ainda mais que vem continuação por ai.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu gostei dessa leitura, e o que aconteceu foi algo que não imaginava, vi em um blog que divulga lançamentos internacionais que ele vai ter uma continuação.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir



 
Copyright © @kzmirobooks. Designed by OddThemes