Resenha: Pequeno Manual Antirracista


Deu para perceber que minhas últimas leituras foram sobre racismo, escravidão, feminismo negro, e tudo o mais que fale sobre o papel da pessoa negra na sociedade e em como as enxergamos, né? Senão deu para perceber provavelmente agora você percebeu rs. E claro que eu fiquei extremamente interessada nesse livro da Djamila que é super didático para você dar à aquele amiguinho que fala que racismo não existe. Claro que está não é a única função, longe disso, Pequeno Manual Antirracista trata de coisas simples mas importantes para nós que, mesmo buscando conhecimento sobre a luta de igualdade das pessoas negras no Brasil (e até no mundo, ainda estamos com certos pensamentos racistas enraizados na mente.

Como uma pessoa branca eu te falo: Leia este livro. Eu tenho certeza que você, por mais desconstruída que seja, ainda tem alguns pensamentos sociais que não refletiu ainda para ter chance de mudar. Ou, talvez, você tenha até refletido sobre algum assunto mas não entendeu direito o porque de esse assunto ser importante. Falo isso por experiencia própria e afirmo que a Djamila irá, em poucas páginas, provar argumentos que são tão óbvios que você irá se odiar um pouco ao final. Não acho que essa seja a real intenção dela, mas é assim que funcionou para mim.

No livro há tópicos que falam sobre cotas, que ainda hoje é tão discutida; e por mais que eu tenha sempre sido a favor das cotas raciais só agora eu entendi o real propósito dela, assim como todo aquele lance de meritocracia. O que mais gosto da Djamila é que ela nunca inviabiliza a luta de outra minoria, ela só irá pontuar o porque das lutas negras também serem importantes historicamente. Outra coisa que eu nunca tinha pensando, ninguém nunca tinha me corrigido, e agora irei usar, é o termo escravizados. Temos costume de falar que os negros eram escravos, mas usar o termo dessa forma não condiz com a real condição dele: Eles foram escravizados. Entende mais ou menos?

Este livro deveria ser obrigatório, seja em escolas, cursos, universidades. É uma pena ter que falar isso, mas ele é tão importante que é errado as pessoas não lerem. Com certeza uma obra que eu indicarei a todos quando o assunto for racismo, assim como sempre falo de Sejamos todos Feministas da Chimamanda quando o assunto é feminismo. Djamila é excepcional.

📚


Título: Pequeno Manual Antirracista • Autora: Djamila Ribeiro
Editora: Companhia das Letras

Share this:

6 comentários :

  1. Olá, Silviane.
    Estou lendo bastante livros com o tema ultimamente. E vou pegar a dica sim porque são leituras necessárias e muito.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. No começo do ano eu li "Quem tem medo do feminismo negro?" e adorei! É incrível a maneira que a Djamila aborda questões tão necessárias, mas que, muitas vezes, não damos a devida atenção. Me peguei refletindo em vários momentos e revendo ações minhas. Por isso também quero muito ler esse livro e aprender ainda mais com essa mulher maravilhosa e poderosa.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Acho esse tipo de leitura essencial para todos, até porque como você disse, podemos descobrir coisas que não achamos serem racista, e na realidade é. Não tive oportunidade de ler nada parecido, porém super curiosa e feliz em encontrar literaturas assim. Dica mais que anotada!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, amei seu post! Bom saber que esse livro tem uma linguagem bem fácil de entender, pois é super importante o assunto que ele aborda; certamente lerei quando puder.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Entendo a colocação da expressão, e realmente é complicado explicar este tipo de coisa, acho sempre interessante livros que debatem o tema.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito ler esse livro. Eu li O que é lugar de fala? dela e me encantei pelas ideias dessa mulher poderosa. Camila é uma voz que todos precisam ouvir.

    ResponderExcluir



 
Copyright © @kzmirobooks. Designed by OddThemes