Resenha: Úrsula — A história da bruxa da Pequena Sereia


Úrsula é irmã de Tritão, o pai de Ariel, e por muitos anos viveu longe do reino de sua família. Ela foi acolhida por um pescador e viveu como humana, onde amou aquele homem como se fosse seu próprio pai e ele a amava como sua própria filha, mas Úrsula sentia que não pertencia aquele lugar, até o ponto em que não pode mais segurar quem é de verdade e todo o vilarejo tentou mata-la. Para tentar defende-la o pescador acabou morrendo e com isso ela sentiu o desejo de se vingar de todos. Após esse incidente Tritão apareceu e levou Úrsula para seu reino, onde ela vivia de favor e infeliz, por Tritão não a aceitava como ela era e sim a obrigava a ter a forma de sereia. Você acha que esta é a história deste livro? Você está completamente enganada.

Eu nunca fui uma fã de histórias da Disney, principalmente das princesas com todas as suas escolhas suspeitas. Mas como negar a sagacidade de todos os vilões, por mais que eles sempre percam no final? É à partir dessa premissa que surgiu a série oficial da Disney sobre os vilões e eu tive a oportunidade de ler Úrsula, a bruxa d'A Pequena Sereia e eu gostei tanto, mas tanto, que fiquei com vontade de assistir a animação novamente (e juro que A Pequena Sereia é a que eu menos gosto de todas).

Úrsula sempre foi muito reprimida por tentar ser quem é, uma criatura com tentáculos e não "bela" como uma sereia, e por anos sofreu com o sentimento que de algo faltava em sua vida, até perceber que era ela mesma. Apesar de ter se tornado uma bruxa ela não tinha a maldade em si desde o início. Podemos perceber que o que aconteceu com ela deixou sequelas terríveis e irreversíveis, não que justifique a sua maldade e sede de vingança, mas passamos a compreender um pouco mais seus motivos. Principalmente o porque de ela odiar tanto Tritão e usar a Ariel para a sua vingança.

Sei que o livro faz parte da coleção Vilões da Disney, mas essa foi a minha primeira experiencia com a série e algumas coisas ficaram confusas, por exemplo: Quem é Circe? Talvez isso tenha sido explicado melhor em outros livros e, sim, gostaria de lê-los em algum momento, mas são pontas soltas demais para uma série que não especifica, por exemplo, qual volume ler primeiro, entende? Essa critica é bem pessoal minha, talvez isso não tenha atrapalhado outras pessoas na leitura, o que é ótimo, mas eu senti um pouco de falta dessa parte bem explicadinha.

De todo mais este é um infanto-juvenil excelente para qualquer pessoa que goste dos clássicos da Disney e que sempre julgou os vilões, até porque esses são os primeiros vilões que conhecemos na nossa vida e ainda na fase adulta os julgamos por suas atitudes, né?

A leitura foi feita em parceria com a Universo dos Livros, que desafio os parceiros a lerem algum livro dessa série. Eu pude conhecer a Fernanda, do Daily Books, e a Glaucia do Blog Mais que Livros, e fizemos um debate sobre a leitura, com uma experiencia muito bacana com as meninas.

Título: Úrsula — A história da bruxa da Pequena Sereia (Vilões da Disney) • Autora: Serena Valentino
Editora: Universo dos Livros • Tradução: Monique D’Orazio
Livro cedido em parceria com a editora Universo dos Livros.
Para comprar o livro e ajudar o blog basta clicar aqui.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Essa coleção está linda de viver!!!! E como sou fã de uma boa releitura,ainda mais quando são sobre vilões,quero demais ler todos da saga!!!
    Ninguém nasce vilão. Ao menos, penso isso.
    Lerei!!!!
    Beijo
    Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li essa coleção de vilões da Disney, mas sempre fico curiosa. Uma pena que tenha ficado algumas pontas soltas, mas acho que essa troca de experiência com outras pessoas tenha sido incrível, né?

    Adorei sua resenha.
    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil!

    Amiga você sabe que eu sou suspeito para falar de princesas da Disney porque eu amo os filmes ahhhhh, inclusive Ariel é a minha princesa favorita entre todas estou de mal por você não gostar. Mas falando sobre a resenha não sabia que essa série era oficial e agora fiquei com vontade de ler, Úrsula é minha vilã favorita depois da Malévola, e seria muito interessante saber um pouco mais sobre a história dela antes de se tornar bruxa.
    Sobre Circe, ela foi uma grande feiticeira da mitologia grega que vivia em uma ilha e transoformava todos os homens que entrava na ilha em animais, acredito que a Circe do livro seja a mesma da mitologia e mesmo sendo uma serie de vilões acredito que as histórias não são interligadas. A Planeta lançou um livro sobre ela escrito pela Madeline Miller que estou muito ansioso para ler.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Ainda não li nenhum desses clássicos de vilões, mas quero muito ler e saber a história de cada um por trás dessa fachada de mau, e as capas desses livros então são sensacionais, parabéns pela resenha fiquei curiosa em saber mais da história de Úrsula, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Eu amo esta série e para saber quem é Circe você deveria ler Malévola: a Rainha do Mal - A história da Fada das Trevas. Eu já li alguns livros dessa série e eu simplesmente amei, pois amo conhecer a versão dos “vilões”.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  6. Olá,tudo bom?
    Eu ao contrário de você adoro as princesas da Disney, mesmo com suas escolhas muuuiito duvidosas kkkkk
    Brincadeiras à parte, estou bem curiosa para conferir essa leitura, ainda mais depois de saber o quanto você gostou! O primeiro é o da fera e é bem bacana.
    Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir