Vamos falar sobre parcerias?


Meu blog nasceu há anos, tinha outro nome, mas a mesma proposta: Falar sobre livros, no geral resenhas. Antes disso eu participei de outros dois blogs, apenas como colunista e nunca havia me preocupado em fazer esses blogs crescer, assim como há algum tempo quis fazer com o meu próprio. Nesses anos houveram muitas parcerias, seja com escritores independentes , editoras pequenas e até editoras grandes e que as pessoas sonham em ter parceria (algumas delas foram só de ação, mas muito boa para mim) e é claro que, como blogueiras literária e amante de livros, eu gostaria sim de ter parcerias ainda hoje, mas a questão principal é: Como filtrar essas parcerias?

Pensa comigo: Você gostaria de ter uma parceria só fizesse exigências? Não descaradas, mas há algumas que só te pedem divulgação e mais divulgação e não te dão nada em trocar, sabe? É uma parceria, como o próprio nome diz, da mesma forma que você faz o seu trabalho de blogueira o escritor ou a editora precisa ter dar algo em troca, e em alguma casos até te divulgar. Eu não vou citar nomes aqui, certo? Mas eu vi algumas coisas no Instagram recentemente que me deixaram passada e foi isso que me fez querer compartilhar esse texto com vocês.

Tá lá uma página X, pode ser de autor ou editora, e faz um post escrito lindamente: Seleção de parcerias para o mês e nas regras consta que a pessoa que está concorrendo a essa parceria precisa compartilhar essa seleção em seus stories, pois assim sua inscrição não é contabilizada. Tipo assim, gente, vamos combinar que você tá ali fazendo a divulgação de graça! Não que a gente tenha que fazer as coisas só por interesse, mas convenhamos que na seleção final só fica quem tem +20k de seguidores, no minimo. Nesses anos todos acompanhando blogs o que mais vejo é em época de resultado de parceria a galera reclamando que a editora selecionou apenas os blogs que tem muitos seguidores. Então gente, vamos acordar, ou você faz o blog e/ou instagram por amor ou vai continuar lutando para ter parcerias e muitas vezes sem conseguir e se frustrando mais e mais.

Sim, receber um livro novo, lançamento do mês, na sua casa todos os meses é a coisa mais gostosa do mundo. Falo por experiencia orópria, mas vamos lembrar que existe um mudo gigante de livros que já foram lançados e que você, provavelmente tem na sua prateleira, e ainda não conseguiu ler e nunca vai conseguir quando tiver um monte de parcerias. Convenhamos, se vocês acreditam que vai conseguir ler os lançamentos do mês de umas três editoras que tenham parceria "trabalhando" sozinha você está bem enganada, mocinha.


Share this:

13 comentários :

  1. Então...Eu entendo muita coisa sobre parcerias não. Até por nunca ter pensando em escrever ou ter um blog sobre literatura.
    Mas como amo este universo dos blogs, vira e mexe a gente acaba lendo alguma coisa sobre exigências de Editoras, números a ser cumpridos e isso não pode dar certo. Você já falou tudo:parceria!!!! Duas metades ou várias partes!!!!
    Beijo

    Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu sou a Gi e também tenho um blog literário - que é recente ainda. Gostei do seu post sobre parcerias tóxicas, e isso vale também para seguidores tóxicos que te seguem e depois que você segue de volta, eles removem. Gente que tem 10k de seguidores e não tem nenhuma postagem! Estes só querem saber de números.

    Meu blog: www.livrosedramas.com

    Dá uma passadinha lá, se puder. Ainda é recente, mas é feito com muito amor.

    ResponderExcluir
  3. Olha essa post foi muito sincero e real, eu mesma trabalho atualmente com duas editoras e percebi que mesmo que seja somente lançamentos é muito para um pessoa apenas desenvolver um trabalho bacana o que me leva a grande questão colocar ou não um colaborador em meu blog após quatro anos fazendo tudo sozinha, acredito que parcerias são muito positivas quando feitas de forma correta e justa, ou seja, quando é bom para ambos tanto o blog quanto o parceiro, muitas vezes ou na maioria delas a gente sabe que fim não bem é bem assim que banda toca, enfim ótimas considerações sobre o assunto!

    ResponderExcluir
  4. Oiiieeee

    Atualmente tenho parceria com duas editoras, ambas são muito bacanas comigo. Parcerias tem prós e tem contras. A gente tem que saber escolher a editora que se adequa ao perfil do blog, ao perfil da gente, as leituras que costumamos fazer. Não adianta pegar parceria de qualquer coisa porque o final é sempre o mesmo: blogueiro frustrado e estressado lendo o que nem gosta. Ás vezes as pessoas vão com sede ao pote, seduzidas pela idéia de ganhar livros, mas quando experimentam a responsabilidade do outro lado da moeda (com prazos e resenhas pra fazer) aí a coisa complica. Esse é assunto pra se pesar bem, e ver se a pessoa tem tempo disponivel pra se dedicar e se a parceria realmente vale a pena porque condições absurdas só servem pra explorar o blogueiro, e isso é péssimo pra toda a nossa comunidade.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, essa questão das parcerias tem tantos pontos que podemos comentar... Eu já tive muito mais parcerias do que tenho hoje, já me inscrevi para todas as que via, até que, atualmente, estou diminuindo drasticamente meu número de parcerias justamente por querer ler os livros que comprei faz tempo e que ainda não li por causa das parcerias.

    ResponderExcluir
  6. Acho que tudo também depende do tempo que a pessoa dispoem. Conheço algumas blogueiras que mesmo trabalhando fora conseguem dar conta de várias parcerias sozinhas. Acho que generalizar é um erro neste caso (mas eu me encaixo linda nas que não conseguem e sei disso, por isso minhas parcerias são bem reduzidas). Mas outro poto muito interessante que colocou foi justamente de a gente observar as parcerias tóxicas e, mais que isso, fazermos o que fazemos primeiro por amar os livros e, depois, pelas parcerias que amamos. Eu, em especial, amo as que tenho porque me sinto bem com elas, são carinhosas e temos uma relação ótima quando nos encontramos em evento e acho que isso é o principal a ser buscado, almejado.

    ResponderExcluir
  7. Eu não entendo nadica desse lance de parceria. Eu sou colunista do blog e o que faço é resenhar os livros que tem a ver com meu estilo. Se dependesse de mim, o blog tava ferrado. hahahaha
    Mas, eu leio muito. Então tudo que eu gosto, tudo que eu acho que preciso falar mais e pra todo mundo saber, eu faço resenha também. Não fico presa àquilo que recebi em parceria não.
    É legal um post assim, desmistificando esse lance!
    Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Bem , primeiramente, achei seu post muito sincero.
    Acho que parceria é isso, via de mão dupla, onde todos tem interesses e esses interesses são atingidos pela ajuda mutua que há nas parcerias.
    Mas muito mais importante que alcançar esses objetivos propriamente dito, é a satisfação pelo seu trabalho. Seu blog surgiu por amor a algo, então a parceria deve fazer jus a esse amor, aos tempos gastos na construção do seu projeto.
    Amor pelo nosso projeto também significa não extrapolar o limite da nossa sanidade mental. Frustrações nao devem ter lugar em nosso projeto de amor. Como costumo dizer: deve ser divertido sempre. A partir do momento que não for mais tão divertido, virar obrigação, te frustrar e deixar cansada, algo está errado aí. É preciso ver até onde as parcerias nos edificam e fazem nosso espaço crescer com amor e diversão pelo trabalho.

    Bjos
    ótimo post ♥

    Blog Livreando

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que quem faz blog/insta literário visando parcerias não está nem aí para a leitura. Quem gosta mesmo de ler e incentivar a leitura acaba criando um espacinho para compartilhar as suas experiências, conversar com outros leitores, pegar algumas dicas, ajudar a divulgar livros bons... tudo pelo amor á leitura. Sendo assim, as parcerias vão vir com o tempo, é bacana? muito e ajuda demais, mas não é tudo. Se por acaso não tiver parcerias a pessoa desiste do blog/insta?

    Também não gosto quando na seleção uma das regras é compartilhar nos stories, nem me inscrevo quando é assim, é realmente uma divulgação sem nem mesmo ter a parceria.

    ResponderExcluir
  10. Parceria é um assunto complicado e eu já me desgastei bastante.
    Já abri mão de várias parcerias e hoje eu sou bem seletiva na hora de prestar algum serviço.
    Term que beneficiar ambos os lados e não pode dar dor de cabeça, se dá é pq algo ta errado =/

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Realmente as pessoas precisam entender que parceria não é somente receber livro de graça, pois tem uma carga muito maior atrás. Esse ano foi o primeiro que tive parceria com editoras grandes, e olha é um rebola bola para conseguir dar conta de tudo. Sou sozinha no blog, e sei que se tivesse passado em todas que me inscrevi, estaria pior ainda. Nem tudo são flores, e na parceria com editoras também. Adorei o seu bate papo!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Silviane.

    Seu post fala tudo que penso a respeito das parcerias. Meu blog está caminhando para 5 anos e até hoje não tive sucesso com parcerias. Não sei o que falta no meu blog para eles aceitarem pois aceitam minhas resenhas como colaboradora do outro blog que eu participo. Mas tem algumas parcerias que realmente abusam, no Instagram tenho visto e para ser bem sincera, prefiro continuar independente. Assim leio o que eu desejo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Oiee
    Parceria é sempre um assunto que causa desconforto, quem já teve sabe que não é só maravilhas e quem nunca teve acha que a gente reclama de barriga cheia... Depois de passar dois anos vivendo e comendo livro por nada a não ser livro em troca, resolvi filtrar minhas parcerias e desacelerar.. É lindo ler mais de 100 livros por ano, mas pelo menos 60 foram na correria do prazo de entrega da resenha e a história ficou perdida no limbo.
    Sou mais feliz lendo no meu tempo e sem pressão, e se todos fossem mesmo, as seleções seriam mais justas.

    Beijokas

    ResponderExcluir



 
Copyright © @kzmirobooks. Designed by OddThemes