Resenha TBT: Romance Tóxico

Sabe quando você lê um livro que te faz sofrer com a personagem ao mesmo tempo que você tem vontade de dar um chacoalhão nela? Bom, isso resume Romance Tóxico. Grace sempre foi apaixonada pelo perfeito Gavin e após saber de sua tentativa de suicídio ela lhe escreve uma carta. A partir desse momento o garoto a enxerga e eles acabam se tornando amigos que vão nutrindo sentimentos um pelo outro. Poderia ser sim uma bela história de amor se não fosse pelo fato de Gavin ser extremamente abusivo. Ele estabelece regras sobre como ela deve se comportar com amigos, em diversos momentos ele a ofende ou a culpa por coisas que ela nem se quer tem controle e logo depois demonstra ser o garoto perfeito, dizendo que a ama e tudo mais. É uma relação que te faz pensar o tempo inteiro como essa menina aguentou tanta coisa e ao mesmo tempo te obriga a pensar em meninas e mulheres que vivem esse tipo de relacionamento e não conseguem sair, seja por medo, insegurança, ou qualquer motivo que não importa. A cada capitulo a angustia vai ficando cada vez maior.


O relacionamento familiar de Grace é horrível. Sua mãe não chega a ser abusiva, talvez, mas ela é uma mulher amargurada e que acredita que Grace é um ser humano desprezível. Seu padrasto nem preciso falar que é outro lixo de pessoa; Então parece que Grace, por mais talentosa e inteligente que é, nunca terá o carinho e admiração dessas pessoas que deveriam cuidar e ama-la. Grace acabou vendo em Gavin a chance de ser amada e admirada e quando ele age abusivamente ela justifica essas atitudes com o famoso ele me ama e se preocupa comigo.

Quanto a Gavin, sim, eu o odeio e é obvio que ele precisa de um tratamento psicológico. Ele tentou suicídio pois teve um termino de namoro, onde a menina acaba ficando mal falada na escola e sendo a vilã da história; E quando  Grace tem atitudes que dão a entender que ela terminaria o namoro com ele essa personalidade suicida volta novamente. Ninguém enxergava isso pois ele é um verdadeiro sociopata.

A própria autora escreve ao final que passou por um relacionamento assim na adolescência e acredito que seja justamente por isso que ela conseguiu passar para o leitor a forma exata como a personagem se sente. Desde o início da paixão, a sensação de que ama a pessoa, as tristezas pelas ofensas, a raiva, negação e tudo mais. É uma carga emocional muitas mulheres compreendem fácil e é por isso que eu acho este livro tão importante nos debates atuais sobre feminismo, e principalmente por relacionamentos na adolescência.

Título: Romance Tóxico (Bad Romance) • Autora: Heather Demetrios
Editora: Seguinte • Tradução: Flávia Souto Maior
Para comprar o livro e ajudar o blog clique aqui. 
Essa resenha foi publicada originalmente por mim no blog Pobre Leitora

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Um livro que infelizmente conta a vida de tantos casais né??
    Desde que este livro foi lançado, morro de vontade o ler e ter. Dá um nó na garganta só de ler a resenha:(
    Beijo

    ResponderExcluir