Resenha TBT: Os Imortalistas

Resenha do livro Os Imortalistas da editora Harper Collins
Havia muito tempo que eu não lia um livro assim... Um drama familiar com uma pegada de fantasia e romance. E quando comecei a ler Os Imortalistas eu não esperava nada disso. Na verdade estava imaginando só uma fantasia em que os 4 irmãos passam a fazer coisas incríveis e mirabolantes. Hoje fico contente por estar muito enganada. Este é um livro que mexe com o leitor de um jeito sutil, mas profundo. As reflexões que passamos a fazer após concluir a leitura ficam por dias e a vontade de debater com outros leitores é insaciável.

Neste livro temos 4 irmãos que quando crianças vão na casa de uma vidente. Eles ficaram sabendo que ela conta o dia da morte das pessoas. Simplesmente isso. Claro que essa data não nos é revelada de cara, pois existe um mistério com o que esta se passando ali com as crianças, mas logo na primeira parte quando os irmãos conversam sobre o episódio, já adultos e no enterro de seu pai, alguns compartilham da visão da mulher. E é com eles adultos que a história passa a acontecer.

Mas o que tem de tão legal no livro assim? Bom, a jornada desses personagens até a morte. Os questionamentos que ficam é, de fato, se viveríamos diferente sabendo que dia morreríamos? O que seria diferente? Ou questionando as escolhas dos personagens: será que eles realmente teriam morrido na data que a vidente disse se não tivesse tomado atitude x ou atitude y? A vida que eles escolheram no livro os levou direto para o final trágico e para alguns alguns havia até a possibilidade de escolher se seria aquilo ou não.

Um outro ponto legal na trama são os questionamentos religiosos que a autora coloca, como forma de questionamentos até pessoais das personagens. O pai deles era muito religioso, praticava rituais de sua crença e gostaria que os filhos tivessem o mesmo rumo; e eles acabam falando sempre sobre as diferenças que tem com o pai, o que acreditam ou não daquela religião e até mesmo de outras e o quanto aquilo influencia sua vida, seja de forma positiva ou negativa. Apesar de eu não ter religião formada eu gosto muito desses questionamentos em livros, pois muitas vezes são meus próprios questionamentos refletidos na obra. Os Imortalista é um livro maravilhoso que deve ser lido por todos.

Título: Os Imortalistas (The Immortalists) • Autora: Chloe Benjamin
Editora: Harper Collins • Tradução: Santiago Nazarian
Está resenha foi publicada originalmente no blog Pobre Leitora

Share this:

4 comentários :

  1. Quando este livro foi lançado, fiquei me perguntando o que faria se ficasse sabendo o dia da minha morte. Sei lá se isso seria assim, tão bom.. rs( me conhecendo, eu nem sofreria)mas...
    Um enredo diferente, trazendo a amizade e também a fantasia!!!!
    Já quero!!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Seu post me deixou bem curiosa para ler esse livro, legal ele ter lhe surpreendido ao apresentar mais do que o imaginado, com isso do drama, fantasia e romance.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li esse livro, mas gostei dos questionamentos que ele traz. Eu não sei se viveria minha vida diferente se soubesse quando iria morrer. Talvez. Afinal, saberíamos do tempo que teríamos para aproveitar, né? Curti sua resenha e espero ler esse livro em breve.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  4. Adorei a edição desse livro muito bonita, gostei muito de suas considerações sobre a história conhecia bem pouco a respeito e fiquei bem curiosa para ler também!

    ResponderExcluir



 
Copyright © @kzmirobooks. Designed by OddThemes