Resenha: O Jardim Secreto


Passei muitas tardes no inicio dos anos 2000 assistindo Sessão da Tarde e muitos filmes marcaram minha memória e um deles foi a adaptação do livro O Jardim Secreto. Por muitos anos eu não tinha ideia de que era uma adaptação e quando descobri depois de adulta tive que comprar o livro para ler. Já tinha esquecido completamente de como era o filme, então a leitura foi sem influencia negativa ou positiva. Claro que amei a leitura desta obra e fico indicando para todas as crianças que já lêem livros mais complexos.

Mary é uma criança mimada que viveu a vida inteira na Ìndia, apesar de ser inglesa. Sua família era rica e por isso ela sempre teve tudo, exceto a atenção e afeto de seus país. Mary vida sua mãe de vez em nunca e foi criada por babás que nunca contestavam suas ordens. Até que todos em sua casa morreram após um surto de cólera e Mary permanece viva somente porque mal tinha contato com as pessoas dali. Ela é enviada então para a Inglaterra para viver com seu tio, que não passa de um homem rico e triste após a morte prematura de sua esposa. Naquele local, onde Mary além de não conhecer ninguém tem criados que não a obedecem ela passa a ficar entediada e muito curiosa com histórias que sua babá conta e uma dessas histórias envolve seu irmão mais novo, que é "encantador de animais" e um jardim que supostamente existe escondido na mansão. O Jardim é um mistério que Mary decide resolver. Ela começa a passear por toda a extensão do quintal até encontra-lo, muitas vezes em vão, e em outras ocasiões ela passa a explorar a casa e é quando encontra um primo tão mimado quanto ela e que é muito doente. A história cerca essas três crianças que se tornam amigos inseparáveis atrás de um objetivo.

Este livro é incrivel. Eu não sou uma fã de livros infantis, mas além de esta obra ser saudosista para mim ela é tão encantadora com sua lição de vida. É muito estranho quando um livro tão bobinho, com crianças que só querem brincar nos ensina tanto.

Mary aprendeu através do afeto de pessoas desconhecidas que nem tudo na vida é como ela quer, que nem tudo na vida é ter alguém a servindo, mas que também há todo um mundo a ser explorado e tantas pessoas diferentes vivendo nele. Mary passa dar valor para seus novos amigos e ensinando e aprendendo com eles. Dickson, o encantador de animais, é um menino muito pobre e irmão da babá de Mary; Ele é um garoto simplista mas inteligente, que mostra a Mary tantas coisas que ela não conhecia sobre animais e família e isso a vai mudando aos poucos e quando ela conhece Colin, seu primo, o trio está completo. Colin é um menino tão doente e tão fraco que nunca sai de sua cama, mas com todas as histórias que Mary e Dickson conta a ele o menino desperta para uma nova vida, onde vai recuperando a sua saúde aos poucos.

Gente, vocês conseguem imaginar um trio tão peculiar assim? É um livro que nos mostra o poder de amizade e o quanto ela pode nos mudar, o quanto ter alguém que se preocupa conosco pode mudar a forma como lidamos com as dificuldades da vida. O Jardim é um mero detalhe diante da trama toda, pois o livro trata muito mais desses relacionamentos do que o jardim propriamente dito e é demais. Apenas um único objetivo despertou essas crianças para algo diferente em suas vidas.

Se você tem irmãos, primos ou crianças próximas que lêem bastante e conseguem pegar um romance então dê O Jardim Secreto. É muito maravilhoso, a leitura é fácil e gostosa e tem tantas passagens divertidas que até o riso é garantido.

Título: O Jardim Secreto (The Secret Garden) • Autora: Frances Hodgson Burnett
Editora: Ciranda Cultural • Tradução: João Sette Camara
Para comprar o livro e ajudar o blog a crescer clique aqui.

Share this:

3 comentários :

  1. Ahhh!!!!! O filme!!!!rsss
    Eu posso não ter lido o livro, mas vi o filme já tem muito tempo e deu uma pontinha de saudade agora. Uma Delícia de filme e pelo que li,uma delícia de livro também. Os infanto juvenis sempre trazem lições importantes demais.
    Quero muito poder ler!!!
    Beijo

    Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Oi Silviane.

    Não imaginava que este livro tinha adaptação. Pela sua opinião, a história parece ser interessante e divertida de lê-la. Já estou adicionando na lista de desejados quero muito conferir essa história com todos os detalhes. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Como você também amo esse filme, depois de muito tempo descobri que era uma adaptação, mas ainda não li o livro, amei ler a sua opinião e me deu saudade do filme e uma vontade de ler o livro também. Parabéns!

    ResponderExcluir



 
Copyright © @kzmirobooks. Designed by OddThemes