Sobre "Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes"

O que eu posso desse livro maravilhoso? Durante toda nossa vida nunca ficamos sabendo na escola, nos estudos superficial que temos que fazer para passar de ano, sobre mulheres incríveis. Geralmente o que nos mostram são os aspectos negativos, seja nos livros de história ou nas adaptações. E por isso crescemos com esse pensamento de quem quem fez o mundo foi o homem e sua grande sabedoria. Até que chegamos na fase adulta e descobrimos que existem coisas ocultados dos livros de histórias, de todas as formas, e uma delas é da grande participação de mulheres em coisas que mudaram o mundo. E é justamente isso que esse livro quer mostrar as crianças. Porque não precisa ser lido apenas para meninas, afinal é certo mostrar para meninos e meninas que tanto homens quanto mulheres fizeram coisas relevantes e importantes para hoje vivermos nessa sociedade e que juntos podemos melhora-la.


Nesta obra temos 100 mulheres incríveis. Algumas são cientistas, outras são rainhas, tem pirata, pintores, cantoras... enfim, mulheres que atuaram, ou atuam, em diversas áreas. Todas tem uma história de superação, seja de sua época, de seu sexo, ou simplesmente de vida. E todas essas histórias merecem ser contadas para as pessoas (eu, por exemplo, não conhecia a maioria delas).

Sei que, infelizmente, não é comum esse tipo de leitura para as crianças mas é um ótimo livro justamente para sair do padrão. Nada de princesas para as meninas ou cavaleiros para os meninos. Conte histórias de pessoas que fizeram história na sua época (conte sobre homens e mulheres, conte coisas incríveis que o ser humano fez). Mostre as crianças que é importante dar valor independente do gênero.

Postar um comentário

0 Comentários