Resenha: Sejamos Todos Feministas

Depois que comecei a trabalhar em uma livraria dei atenção para autores e livros que antes ignorava na blogosfera e Chimamanda é uma delas. O discurso que a autora fez no TEDx virou um mini livro e está disponível gratuitamente na Amazon (mas também tem a versão física, para quem gosta de guardar) e pode ser lido por todas e todos. Após ler um ou dois contos dela aproveitei para dar uma conferida nesse discurso e posso dizer que amei.


É um texto pequeno mas que coloca questões tão obvias que pode surpreender que para alguma pessoas, principalmente de culturas diferentes como na Nigéria, não faça realmente sentido. O feminismo é um assunto digamos que polemico hoje em dia, tanto pela sua popularização e banalização por meio de pessoas que acredita ser um grande mimimimi de quem levanta a bandeira. Confesso que eu mesma já tive momentos da vida que me vi contra o feminismo, sem nem ao menos entender bem o que ele era (e por ver mulheres fazendo discurso de ódio contra homens em nome do feminismo). Este livro é ideal para quem tem esse tipo de pensamento, pois ele da exemplos reais do que é o feminismo e onde ele se encaixa, no que ele se encaixa, e porque é importante para as mulheres lutarem por si.
O problema da questão de gênero é que ela prescreve como devemos ser em vez de reconhecer como somos.

Não tem muita coisa para falar sobre a obra além de que é uma leitura curta e que vale a pena pelas palavras da autora. Recomendo a leitura de outras obras dela, que não tratam apenas sobre feminismo mas também sobre racismo.

Share this:

6 comentários :

  1. Eu li esse livro. Ele é ótimo. Acho ele um bom ponto de partida para quem quer entender sobre feminismo sem precisar ler livros teóricos.
    Estou precisando ler outras obras da Chimamanda

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu achei esse livro sensacional, gostei bastante de como ela coloca as suas afirmações e de como explica de forma clara porque devemos todos ser feministas.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Não é meu estilo literário, mas é sempre bom conhecer novas obras.
    Obrigado pela dica!

    Beijinhos.

    #Ana Souza
    LiteraKaos!

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Apesar de ser curtinha, essa obra nos dá uma reflexão maravilhosa do movimento feminista e os motivos para que ele seja tão debatido e defendido.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  5. Oie
    esse é o tipo de livro que tenho vontade de comprar uma pilha e sair distribuindo pela rua pois muitas vezes as pessoas se esquecem do que é o feminismo e pelo o que lutamos, com certeza é uma leitura maravilhosa, depois desse pequeno livro, quis ler todos da autora e espero ainda ler, adorei ver sua resenha por aqui

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu amo esse livro e amo essa autora, ela é incrivel e tenha uma consciencia social tremenda.

    ResponderExcluir



 
Copyright © @kzmirobooks. Designed by OddThemes