Filme: A Ghost Story


A Ghost Story é um filme que fala sobre o tempo, como diz a própria capa do filme “It’s all about time.”

Escrito e dirigido por David Lowery o filme nos apresenta ao casal formado por C. e M. (Casey Affleck e Rooney Mara), que vivem em uma velha casa afastada da cidade, na qual levam uma vida tranquila, mesmo que marcada por desentendimentos ocasionais.

Rodado em um formado reduzido, remetendo ao 8mm, sugere um filme caseiro, intimo. A Ghost Story ainda provoca no espectador uma sensação angustiante ressaltada pelos longos planos estáticos, que de começo podem parecer longos demais, mas logo você percebe que é proposital, uma maneira que o diretor encontra de transmitir os sentimentos que tal personagem está sentindo naquele momento. A música de Daniel Hart é fantástica, encaixa em todas as cenas e combina com o ritmo contemplativo da montagem feita pelo próprio David Lowery, que adota duas estratégias impecáveis para demonstrar a passagem do tempo real e a maneira particular com que esta é experimentada pelo protagonista, fica claro como estamos testemunhando a passagem de anos (e mesmo décadas) ao passo que outras elipses mais súbitas demonstram como, para C. o tempo flui de forma diferente, saltando dias, meses ou anos em um único corte.

O design do fantasma é algo essencial do filme, a decisão de retrata-lo de forma clássica, como uma pessoa coberta por um lenço branco com buracos rasgados no lugar dos olhos trás ao público a tranquilidade de projetar-se no personagem, aumentando a identificação com a sua situação. É importante ressaltar a performance de Rooney Mara que dá ao filme uma sensibilidade ímpar, o filme traz uma das melhores cenas do ano ao acompanhar M. em uma longa cena que inclui um único corte, enquanto devora uma torta deixada por uma amiga preocupada com seu bem-estar, transformando a cena em um retrato puro de dor, raiva, frustração e desespero de uma mulher que perde o seu companheiro de maneira brutal.


No terceiro ato do filme, Will Oldham dá uma aula de atuação ao fazer um monologo incrível, que nos da a entender que o filme iria se acovardar e iria começar a explicar cada detalhe ao espectador, mas o que ele faz é apenas nos mostrar a direção, um caminho a ser seguido, um caminho ainda recheado de muitas perguntas.

A Ghost Story é um filme que exige paciência, já aviso que não é um filme para qualquer um, no começo o diretor já deixa explicito, ou você desencana logo, ou embarque nessa viagem que eu quero te dizer algo. É uma das obras mais originais do ano, um ensaio existencialista, com camadas extremamente complexas trabalhadas de maneira surpreendentemente acessível.
“A eternidade pode ser algo aterrorizante”

Dirigido e roteirizado por David Lowery
Elenco: Casey Affleck, Rooney Mara, Sonia Acevedo, Carlos Bermudez,
Yasmina Gutierrez, Kesha, Will Oldham, Rob Zabrecky
Critica por Gabriel Macedo

Share this:

18 comentários :

  1. O filme já ganha meu coração por ser com a Rooney Mara, adoro as atuações dela.
    O filme tem todo um diferencial que deixa ele interessante! Quero assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rooney Mara é uma atriz surpreendente, que sempre vem escolhendo atuar em filmes que mostram uma proposta mais desafiadora. Assista! Tu não vai se arrepender

      Excluir
  2. Oie! Falou temas existencialistas já to querendo e eu não conhecia esse filme <3 Adorei tua indicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehuehuehue
      Temas existencialistas sempre chamam a atenção.

      Excluir
  3. Oi, tudo bom?
    Esse filme não me é estranho, acho que já vi algo sobre ele por aí. Só pela capa já é um filme que eu assistiria, essa crítica só aumentou a vontade para assistir. Parece um ótimo filme, adorei a indicação.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho legal esses filmes que a capa diz muito sobre qual proposta ele está disposto a nos mostrar, nos deixando preparados sobre o tipo de experiência iremos absorver.

      Excluir
  4. Confesso que não é um filme que eu esteja procurando no momento, não que o descarte para um futuro...

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Parece um filme intenso de senta no sofá e preparar a cabeça.Achei bem interessante como ele foi filmado e espero poder assistir um dia,quando eu estiver com muita paciência.
    Obg por apresentar esse filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia o filme, mas me interessei bastante, pela proposta que ele traz.
    Parece ser ótimo para aqueles dias que queremos um filme intenso, que mexe conosco e nos faz refletir.
    Dica anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Confesso que no momento a premissa não me chamou muita atenção, mas vou anotar aqui a dica pra quando eu estiver numa vibe pra esse tipo de filme, eu procurar e assistir!

    Um beijo, Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da indicação adoro este tipo de filme.

    ResponderExcluir
  9. Oiie
    Adorei a indicação, muito obrigada. Ainda não conhecia mas vou procurar para saber e já vou preparada para assistir, espero gostar.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  10. Uau, esse filme parece sensacional e único pelo seu post. Achei interessantíssimo isso de termo uma fantasma e percebermos o passar do tempo, além da atriz maravilhosa de quem sou fã.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Ainda não tinha visto nada desse filme por aí, mas já me interessei pra caramba depois da sua crítica.
    Pelo jeito é um filmão, mesmo que não seja pra todo mundo adoro conferir esses filmes que fogem da caixinha.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não vi esse filme, nem se que tinha ouvido falar sobre ele, mas gostei bastante da sua resenha e pretendo assistir ele ainda esse final de semana!
    beeeijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Que análise mais bonitinha e técnica! Gostei muito da honestidade tbm, ao dizer que não é um filme para qualquer um e fiquei feliz que tenha entendido a proposta do diretor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Ola
    Uau parece ser um filme complexo e mega diferente, esperava um simples suspense mas depois da sua resenha vi que é bem mais que isso, muito legal a ideia do filme e parece ser muito bom, já estou mega curiosa, adorei saber mais sobre, bela dica

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Confesso que tudo que você disse serviu pra eu saber que o filme não é mesmo pra mim... Não tinha me atraído de início e agora tenho certeza de que não vou ver, não gosto de filmes que deixam perguntas sem respostas, acredito que não teria paciência para ele.

    ResponderExcluir



 
Copyright © @kzmirobooks. Designed by OddThemes