Resenha: O Beijo Traiçoeiro



Vocês sabem que eu não sou uma leitora de romance de época, certo? Provavelmente se eu já comentei em seu blog falei justamente sobre isso e todos os problemas que eu vejo nesse gênero literário. Então quando a editora me mandou esse livro na parceria de ação eu fiquei com o pé atrás e considerei mesmo não ler esta obra; Porém essa foi a obra que ganhou para a leitura coletiva de Dezembro no grupo de leitores do blog Da Imaginação a Escrita e Pobre Leitora. Então resolvi que não me cairia os olhos dar uma chance e sair um pouco da zona de conforto.

Não vou detonar o livro, mas também não vou mentir dizendo que amei. O inicio do livro eu achei beeem lento e ficava me perguntando para que mais de 400 páginas? Acho que até, aproximadamente na página 150, eu estava considerando abandona-lo. A história obviamente trata-se de casamento, uma personagem feminina forte que vai contra esses padrões e se recusa a casar e um homem que está preocupado demais com a sua carreira para pensar nessas coisas. Em algumas resenhas de romance de época que li eu vejo descrição de homens sempre mais assanhadinhos e então a única diferença neste livro é que o homem é um cara mais tranquilo neste aspecto. De fato o relacionamento deles e construído aos poucos e como leitora fiquei torcendo muito pelo casal o tempo todo. Acho que o melhor do livro foi exatamente isso, a construção do relacionamento deles. Seja na amizade, confiança e no plot twist que da uma pequena alterada nas coisas mas mesmo assim não é capaz de mudar os sentimentos deles.

Mas o livro promete uma história com espionagem, certo? Bom, eu não acredito que a promessa é válida. Sim, o livro tem espionagem. Mas todo o foco ficou concentrado justamente no romance então se você é uma leitora que gostaria de ver mais espionagem poderá se decepcionar um pouco com a obra. O autora se concentrou tanto no romance que praticamente esqueceu os personagens secundários. A história da casamenteira poderia ser um pouquinho mais aprofundada, assim como a família e o romance de Clare. Algumas das noivas do Concordium também poderiam ter ganhado um pouco mais de destaque, já que o tempo todo era falado que elas não gostavam de Sage.

— Representamos vários papeis ao longo da vida... isso não faz com que todos sejam mentira.

Tenho algumas ressalvas com esse livro que são spoilers para quem não leu e vou colocar abaixo; mas de modo geral a história é legal e se você adora romance de época não pode deixar de ler.

Postar um comentário

17 Comentários

  1. Silviane, é verdade que a premissa promete uma mescla de espionagem e Jane Austen e como gosto de ambos, fiquei bem curiosa para saber mais sobre a história. Mas depois de ler a sua resenha, confesso que essa lentidão e pontos negativos me desanimaram um pouco, rs.
    De qualquer forma, eu adoraria ter a oportunidade de ter este livro. A capa é linda, hein? ;)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que o que me chamou a atenção neste livro foi primeiramente a capa que achei simples e bem bonita, depois foi a sinopse que achei até certo ponto intrigante. Só é lamentável que a história não conseguiu te prender e te manteve confusa, mas ainda acredito que terei uma boa leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu achei essa capa linda, e adoro um romance de época então acho que iria gostar bastante!
    Uma pena que não seja um tipo de leitura que você goste.
    Acho que a autora podia não ter focado tanto no romance, gosto quando personagens secundários são bem desenvolvidos e é uma pena ela ter pecado nisso.

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  4. Quando li a sinopse do livro me interessei muito pela leitura, exatamente por possuir uma personagem feminina forte, que foge dos padrões de casamento que a sociedade impõe. Outro ponto que gostei muito e que a trama foca no romance, apesar de em alguns momentos haver investigação, o que também me deixou curiosa e me despertou mais interesse na leitura. Uma pena que o livro não tenha te cativado.

    Participando.
    lannawesley@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Ai eu devo ser louca mesmo, não, mentira, sou curiosa! Cliquei pra ver o spoiler, li um pedacinho de nada e fechei correndo haha. Eu tenho bastante vontade de ler esse livro, a capa sempre me chamou a atenção, mas nunca tinha lido a sinopse, até que gostei. O mais próximo que já li de um romance de época foi Perdida da Carina Rissi, preciso experimentar outro pra saber se gosto mesmo. Beijos!

    www.jessalem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu também não sou fá desse novos romances de época. Acho todos muito parecidos e até agora não vi nada de novo de Jane Austen. Pelo o que você destacou na resenha, realmente o mocinho se difere de outros mocinhos por ser o pegador.
    Este não é um livro que eu tenha ânsia de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu já li algumas resenhas desse livro e não foi muito do meu agrado... pelos exatos problemas que você falou! Romance de época é interessante (pra mim) quando tem alguma coisa realmente histórica, mas raramente foge disso, e aí quem foge sou eu desse gênero kkkk é até bacana o esforço que a autora fez pra enfatizar uma inversão de valores, mas ficou tão suave que passa despercebido pela maioria como algo inovador. E eu li o spoiler porque sou desses kkkk que choque hein?! Não é comum isso acontecer com esse perfil de personagem...

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Fiquei surpresa agora haha Jura que é romance de época? Essa eu não esperava HAHAHAHA sim, de fato a sinopse entrega bastante coisa sobre espionagem e fiquei meio em choque saber que teremos mais romance! Começos lentos é uma coisa tão tão chata! Tenho mega dificuldade de gostar de histórias que já se iniciam arrastando. Ainda não sei o que pensar sobre a mesma, então estou decidindo se futuramente lerei ou não haha
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu simplesmente me apaixonei por essa capa, diferentemente de você, amo romances de época rsrsrs, como os da Jane por exemplo. Amo a forma clara, precisa e cativante que você expõe o livro. um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Assim como você não sou muito fã de romances de época mas por incrível que pareça me interessei por esse, por isso já estou participando do sorteio!!!
    Bjs

    https://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii
    Que pena que você, assim como eu, não gostou desse livro! Eu achei que está tudo na dose certa e que a autora trabalhou o romance muito bem! To ansiosa pelo segundo!
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Bem, adoro romances de época e tramas de espionagem, mas mesmo com você alertando que nem tem tanta espionagem assim, continuo interessado quanto ao livro, principalmente depois de saber que o relacionamento entre as personagens é muito bem construído - algo que necessito conferir para enriquecer o meu eu escritor. Quanto à resenha em si, adorei a sinceridade com a qual foi feita, deu gosto de ler tudo até o final. :) P.s.: adoro spoilers.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Também não sou fã de romances de época, na verdade li pouquíssimos na vida. Mas por algum motivo eu quero ler este, o bom é que já vou com a ideia de ter pouca espionagem.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil!
    A maioria das resenhas q li sobre o livro foram positivas! Eu curto romances de época, espionagem e romance, então acho que vai ser uma boa pedida pra mim ;) Mas foi bom ler sua opinião!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil, sua linda tudo em?
    É assim mesmo, cada um gosta de um gênero específico. Como sou fã de romances e adoro romance de época, acho que vou gostar mais. Eu achei criativa a história de ela estar na comitiva com noivas e de repente se encontrar em uma situação que virará espiã.

    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Estou bem animada para ler o livro desde quando vi pela primeira vez. Essa capa está incrível e a história parece estar bem construída também.
    Tem um certo diferencial que chama bastante a atenção também e espero ler em breve.
    Apesar de alguns pontos negativos na sua leitura, continuo curiosa.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  17. Me desanimou um pouco a espionagem ser deixada de lado, na sinopse parece que é algo importante no livro e dá um ar diferente p/ a protagonista, pela época, pela forma como a maioria das mocinhas desse gênero são. A parte das casamenteiras parece ser muito engraçada.

    ResponderExcluir