Karen Alvares indica: The Babadook



Oi, oi, gente! Hoje quero apresentar para vocês um novo projeto do blog que seja chama A autora indica (escolhi deixar no feminino pois grl pwr rs, brimks, é que eu conheço mais autoras do que autores mas o projeto é válido para todos os gêneros).

A ideia é mais ou menos assim: A autora convidada da vez indica um livro, filme ou série para os leitores do meu blog. Simples, né? Pode ser de qualquer gênero, qualquer nacionalidade, qualquer produção. A escolha é livre deles. Claro que se for de um gênero em que ela escreve é melhor ainda, né? É sempre bom ver o que elas estão curtindo e que possam até servir de inspiração para elas. E a primeira convidada foi Karen Alvares, uma autora nacional que faz grande sucesso na Amazon.



Tipo: Filme
Título: The Babadook
Ano: 2014
Direção: Jennifer Kent
Indicado por: Karen Alvares
Opinião da autora
"Escolhi The Babadook porque foi um filme que me impressionou muito, seja por sua atmosfera sufocante e sensibilidade de direção, ambientação e efeitos - muito simples, mas eficientes -, seja pelo fato de que foi uma obra que ficou em mim, um filme no qual pensei por muito tempo após assisti-lo e que ainda me traz ansiedade e reflexões. Acima de tudo, o roteiro deste filme é brilhante.

Ele não é um filme de terror convencional, com sangue e muitos sustos, mas foi um dos filmes que mais me colocaram medo e talvez um dos melhores que assisti nos últimos anos. 

Ele deixa para trás por completo os clichês e temas batidos do gênero e aborda um terror real, muito mais humano, que vem de dentro. É até difícil falar dele sem contar spoilers, mas ao assistir, você percebe aos poucos - e com um horror crescente - do que se trata, afinal, o monstro que dá título à película.

A história é sobre uma mulher, Amelia, viúva e mãe de um garoto com problemas para interagir na sociedade, Samuel. Amelia tem dificuldade para aceitar tanto a morte do marido - que faleceu no mesmo dia em que Samuel nasceu - quanto para amar o filho. O menino, então, encontra um livro infantil misterioso, que fala sobre este monstro no armário, Babadook e, a partir daí, aterrorizado, seu comportamento só piora, trazendo maiores dificuldades para Amelia, uma vez que o menino está convencido de que o monstro deseja matá-lo. Porém, gradualmente, Amelia começa a perceber que o monstro pode ser muito mais real e íntimo do que ela imaginava.

O que me faz amar tanto este filme é justamente o fato de ele abordar um terror tão humano. É exatamente o tipo de terror que mais gosto também de abordar em meus livros e contos. Apesar de ser escritora e amante fiel do gênero, não é muito fácil me assustar, mas The Babadook conseguiu com primor atingir níveis absurdos de medo em minha psique. Isso porque o que ele traz é assustadoramente real, mesmo que o faça de maneira fantasiosa. Isso me encanta - por mais estranho que possa parecer utilizar esta palavra para tanto -, uma vez que é algo comum e, ao mesmo tempo, aterrorizante, algo do qual nenhum de nós está imune. Assistam, porque vale muito a pena, e não apenas para quem gosta de terror, mas especialmente para os amantes do gênero."



Eu já assisti The Babadook mesmo quando diversas pessoas me falaram que não gostaram. Eu fiquei super feliz pela Karen ter indicado esse filme e ter explicado de uma forma que eu tenha concordado de todas as formas. Sério, é muito provável que você já tenha ouvido falar sobre esse filme e acredito que mal, mas dê uma chance para tirar suas próprias conclusões. É uma obra incrível.
Sobre Karen Alvares: é escritora há mais de cinco anos, autora de livros e contos de terror e suspense psicológico como Alameda dos Pesadelos (Cata-vento, 2014), Horror em Gotas (Independente, 2013) e a duologia Inverso (Draco, 2015) e Reverso (Draco, 2016). Já conquistou diversos prêmios, com destaque para Celebrando Autores Independentes, da Amazon, na Bienal do Livro São Paulo 2016, quando ganhou o 3.º lugar como autora destaque de ficção. Apaixonada por mundos fantásticos, chocolate e gatinhos, vive em Santos/SP com o marido e cria histórias enquanto pedala sua bicicleta pela cidade. Siga a autora no Twitter: @karen_alvares 

Livros resenhados da autora no blog

Share this:

12 comentários :

  1. Oie, adorei a indicação do filme pois ela falou do terror humano dele. Que assim como ela também me bota bastante medo.
    Não assistir Babadook, mas agora fiquei bem curiosa em ver

    ResponderExcluir
  2. Olá! Nunca assisti ao filme, mas já ouvi falar sim, só que não sabia do que se tratava. Gostei de saber, e vou procurar pela internet pra assistir! Adorei esse quadro do seu blog, bem diferente e criativo! Parabéns!

    Um beijo, Pri 😘

    Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
  3. Que demais, eu já havia lido o livro inverso da karen e ela escreve maravilhosamente bem, desejo muito sucesso a ambas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. nunca ouvi falar desse filme mas achei bem interessante vou anotar pra ver gostei bastante

    ResponderExcluir
  5. Nunca ouvi falar desse filme, ainda assim, não assistiria pois não curto terror kk fico entediada facilmente. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que legal seu projeto!!! Amei ver obras indicadas por autores. Achei a ideia criativa, inovadora e muito legal. Infelizmente vou deixar passar a dica da autora Karen, pois terror não é meu gênero. Se vejo um filme desses não durmo mais por um mês. Só me faz mal, mas sei que vai ser uma ótima dica para quem curte o gênero (ou seja, a maioria das pessoas). Parabéns mais uma vez pelo projeto. Desejo todo sucesso para a autora, para a parceria e para o blog. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei o projeto,simplesmente muito bom!
    Não conhecia esse filme,mas achei bem interessante,espero não ficar com medo quando assistir.
    Parabéns pela iniciativa.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Amei o projeto ( coisa pra se copiar) rs
    Mas qto ao filme eu não gostei e amo o gênero, depois de suas considerações me deu vontade de assistir novamente e ver pelos pontos que vc apontou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. OI, gostei da ideia da coluna, ainda mais porque sempre é bom receber dicas tanto de livros, quanto de filmes e séries. Este eu não conhecia ainda e vou anotar a dica.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Oi, sua linda, tudo bem?
    Achei super criativa a coluna, parabéns. Eu não sou lá muito de terror, porque sou medrosa, risos... Mas fiquei curiosa para descobrir que monstro era esse, será que era o próprio garoto? Tipo dupla personalidade? Ou alguém próximo a eles? Deve sr muito bom para os corajosos.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Parabéns pela coluna nova. É bom termos convidados com gostos diferentes dando dicas. Não conhecia esse filme, mas fiquei bem curiosa.
    Bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adorei a coluna e a indicação. Eu sou a louca de filmes de terror e amo essas obras que pegam no cerne e nos assustam, sabe? Acho que as pessoas não curtem, pois não entendem as vezes, sabe?
    Vou super anotar a dica, pois eu não conhecia esse filme ainda.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir



 
Copyright © @kzmirobooks. Designed by OddThemes