Resenha: O Coletor de Espiritos

Fazia um bom tempo que não lia uma obra nacional e sempre tive curiosidade de ler algo do Draccon desde que vi Espíritos de Gelo em alguma Bienal que fui. Então claro que aproveitei a chance de ler esse lançamento da editora Rocco desse autor que é adorado por muitos leitores de literatura fantástica. E talvez o problema tenha começado ai: eu não sou uma leitora fã de literatura fantástica. Então por isso o livro não funcionou muito bem para mim.

Claro que não vou tirar o mérito da história, que é muito bem contada e conduzida pelo autor. Ele cria todo um mistério com a cidade de Véu-Vale que vai se estendendo ao longo das páginas deixando o leitor mais e mais aflito para saber o que esta acontecendo com essa cidade que faça com que as pessoas que nela habitam tenham tanto medo da chuva.

A história é narrada em terceira pessoa e apesar de Gualter ser o personagem principal o autor nos mostra também o que acontece com outras pessoas da pequena cidade (algumas são recorrentes e outras não). Quanto a Gualter ele é um homem próximo de deus trinta anos que mora na cidade grande. Ele saiu de Véu-Vale quando tinha dezoito anos pois odiava viver naquela cidade e não ter nenhuma perspectiva de vida; Ele sempre quis mais do que a vida pacata de trabalhar na roça e ter família e portanto ele foi tentar se tornar alguém. E de fato ele conseguiu. Gualter é um psicologo muito renomado no país mas acaba se sentindo vazio após um pequeno período de visita a sua cidade Natal para ver sua mãe doente. Ele volta para Véu-Vale para tentar alguns de deus conflitos pessoais e até o conflito da própria cidade.

No inicio achei o clima da cidade meio semelhante com o filme A Vila, provavelmente por conta de todo o mistério e o suspense. Já deixo claro aqui que não tem nada a ver e que foi só uma impressão dessa que escreve. rs Mas acho que foi isso que eu gostei no inicio. Mas eu tive um certo problema com a narrativa do autor, porque mesmo gostando da forma como ele conduz o mistério chegou um ponto da história que comecei a ficar irritada, se essa palavra não for tão invasiva para descrever. Eu tive a impressão que ele finalizava um capitulo com aquele mistério que depois ele acaba resolvendo em outro momento ou somente no final, e muitas vezes era só um "espere para ver". Eu não gosto muito dessas coisas e por isso que acabei me sentindo negativa com a história. O autor trabalha muito bem com a jornada do herói dividindo a história de uma forma que fica bem definida o destino do personagem.


Tenho certeza que os fãs do autor e principalmente de literatura fantástica vão amar o livro. Como eu disse não sou muito fã, mas como gosto de sair da zona de conforto com as minhas leituras e gostaria de conhecer esse autor resolvi me arriscar. É sim um bom livro e a leitura vale a pena; ainda não desistir de ler Raphael Draccon e até comprei Espíritos de Gelo para ler na primeira oportunidade pois acho que desde 2013 eu tô de olho nesta obra.

Share this:

4 comentários :

  1. Que livro lindo! Fiquei encantada e ao mesmo tempo confusa se leria ou não, a sua resenha ficou ótima e para quem é acostumado a ler e conhecer a escrita do autor parece ser uma ótima pedida.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Além da premissa o titulo super chamou minha atenção. Eu adorei saber mais sobre essa historia.

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar deste livro mas ainda bem que li a tua opinião. A capa nunca me cativaria...

    Bem, adorei o tipo de narração e que seja por vezes alternada, mas e uma pena que te tenhas sentido irritada a partir de certo ponto.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Eu não sou muito fã do gênero fantástico também, mas tenho curiosidade de ler outros livros do Raphael. Cheguei a ler o primeiro de Dragões de Éter quando era mais nova e até que gostei. Uma pena que o livro não tenha te conquistado totalmente, mas acontece, né? Quero lê-lo um dia para ver se ele me conquista.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir



 
Copyright © @kzmirobooks. Designed by OddThemes