Resenha: A Estrela da Meia-Noite


Resenha livre de spoilers
Leia a resenha de Jovens de Elite e Sociedade da Rosa

Uma das melhores coisas como leitora quando leio uma série ou trilogia é o seu tão esperado final, já que ficamos páginas e páginas durante todos os livros indo para um caminho do qual não sabemos o que esperar (na grande maioria das vezes). E sendo uma leitora até que fã da escrita da Marie Lu e como ela deixa o leitor no escuro durante a leitura, sendo imprevisível e dando ao leitor a sensação de não saber o que esperar da conclusão dessa trilogia.

Adelina continua sendo a vilã (ou pode ser anti-herói, mas eu sempre a vi como uma vilã mesmo) que mostrou ser desde o primeiro volume, mas agora ela está muito mais poderosa (afinal se tornou rainha) e a única coisa (ou melhor: pessoa) capaz de "amolecer" seu coração é Magiano. Como eu disse em resenha anterior o amor que ela acha sentir por Violetta, sua irmã, não é amor e sim mais uma obrigação por ela ser sangue de seu sangue. Mesmo com a menina morrendo Adelina ainda não parece se importar com ela e sim com seus próprios interesses e poder. Eu tinha gostado muito de Adelina no inicio da trama, mas ao longo dos livros ela foi perdendo meu afeto. Gosto de personagens fortes e que marcam, como ela fez, mas gosto mais quando eles mudam para melhor ao longo dos livros e no caso de Adelina ela somente agia com egoismo e desejo de vingança por tudo o que ela passou e os malfetos passaram ao longo dos anos.


Neste volume a autora encontrou um bom pretexto para reunir todos os personagens dos volumes anterior mas também, ao meu ver, fez algumas escolhas um tanto estranhas com aqueles personagens que voltaram do Submundo (não cito os nomes nesta resenha assim como não citei nas outras). Quer dizer, porque trazer um personagem de volta sendo que depois ele vai ter um fim tão horrível quanto o anterior? Até entendo a necessidade mas ainda não faz muito sentido para mim o que ela realmente quis mostrar com isso. De qualquer maneira a reunião dos personagens demora um pouco para acontecer, com capítulos de viagens que eram um pouco chatos, já que com a narração de Adelina víamos o quanto ela está alucinando por causa de seu próprio poder. O que realmente me aliviava desses momentos mais chatinhos era o relacionamento de Adelina com Magiano — e acho importante ressaltar que não é um romance com cenas lindas, beijos e tudo mais... é somente um romance mas o foco ainda está na missão que eles precisam cumprir.

E sim, até certo ponto a trama foi um pouco lenta e isso é sempre um problema principalmente por se tratar do último volume. Eu sempre fico com esse receio de que as coisas serão resolvidas rápidas demais e que será, então, sem graça. E apesar de eu ter achado que foi rápido demais não achei sem graça pelo simples motivo de que a autora não fez um grande fuzuê na conclusão. Ele foi calmo, com diálogos, e até emocionante. O que mais me alegra é o fato de que achei Marie Lu mais corajosa com esse final do que com Legend, mesmo que ela deu seu jeito de deixar tudo um pouco mais "feliz".
Esse foi meu objetivo desde o começo, me salvar sob o pretexto de salvar o mundo. Passei a vida inteira lutando pelo meu bem-estar e meu poder, destruindo para ter isso. Eu queria viver. Ainda quero viver.

Bom, de todo mais acho valido ressaltar que mais um vez Marie Lu entregou aos seus leitores uma ótima trilogia e que vai agradar muito quem gosta de histórias que se passam na era medieval. Para quem gosta de personagens fortes sem definição real de mocinho ou vilão (apesar de eu sempre definir Adelina como vilã provavelmente ela pode ser interpretada de forma diferente por outros leitores) e sim personagens somente humanizados, com erros e acertos, que amam e odeiam.

Share this:

14 comentários :

  1. Olá, tudo bem???

    Eu tenho o primeiro livro desta série e fico feliz em saber que o final foi satisfatório... ando tão triste com alguns finais de trilogia, que me agarro sempre em uma opinião positiva haha. Não sei quando começarei a ler, mas pretendo. Só não curti muito saber que tem o lado medieval e eu não curto muito, mas sou apaixonada pela a autora, vou arriscar... Adorei a sua resenha. Um xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia o livro, parece ser bem interessante :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia esse livro e vou te falar que foi uma grande surpresa para mim, parece ser aquele tipo de leitura que volta ao passado e nos faz refletir, creio que deve ter sido incrível conviver com todo o passado da personagem e não me atreveria a negar a ler, mas por enquanto irei aguardo a série ficar completa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Não conhecia a trilogia e confesso que ela não me chamou muito a atenção. Acredito que pelo fato de eu não curtir muito livros medievais. Amei a sua resenha e tenho certeza de que essa é uma ótima dica para os leitores do gênero. Aguardo a próxima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa trilogia, mas gosto muito de ler séries, e essa parece ótima. Fiquei interessada em ler os três direto, sem nenhuma interrupção, pois assim não haverá tanta ansiedade.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Não conhecia essa trilogia da Marie Lu, a premissa é muito boa, mas não tenho certeza se leria, pois vc disse que a obra é um pouco lenta. Definitivamente, é um problema por se tratar do último volume. Não tenho certeza se leria agora, mas vou anotar. A ideia do livro é muito boa.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu particularmente não tenho esse apreço por sagas e trilogias. Prefiro sempre livros únicos, mas não posso negar que uma boa saga, bem escrita realmente nos prende. Mas vejo poucos autores que consegue isso. Que bom essa leitura foi satisfatória e o final foi redondo. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Dá um certo medo mesmo de chegar a um final de série e ver as coisas serem resolvidas de forma rápida e não satisfatória. Que bom que aqui foi diferente. Não li nada da autora ainda,, mas tenho vontade.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que li sua resenha um pouco por cima, mas é porque eu ainda não comecei a ler essa trilogia e fiquei com medo de ler algum spoiler. Eu sempre fico apreensiva quando chego ao último livro de uma série, pois tenho medo do final estragar tudo que havia sido construído até ali.
    Fico feliz de saber que, apesar de rápido demais, o final não foi sem graça e que a autora foi corajosa com o desfecho. Isso me deixou ainda mais curiosa para conferir a trilogia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Tipo que eu nem sabia que essa trilogia se passava na era medieval, rs, agora me interessei muito mais por ela. Li só um livro da autora (Legend) e não achei nada demais, por isso não terminei a trilogia e não pretendia ler essa também. Mas estou pensando em dar uma segunda chance à autora.

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    Adorei sua resenha, mas não sei se leria.
    Por mais que seja meu gênero preferido, não consegui me conectar com a escrita da autora em Legend e acabei abandonando a leitura sem ao menos terminar o primeiro livro, pois estava achando desgastante. Uma pena.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Eu li recentemente o primeiro livro da outra trilogia da autora, Legend, e gostei bastante da escrita dela. Preciso ainda acabar a série, mas essa eu não tenho certeza se leria, pois não sou das maiores fãs de histórias que se passam na era medieval.
    Passo a dica!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar sobre este livro, mas ainda bem que gostaste e que as personagens se mantêm.

    Eu quero muito ler o Legend, da autora. Fico muito curioso mas o terceiro ainda não saiu em Portugal...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. narrativas lentas me deixam irritada...nao conhecia o livro nem a autora... a trama em si nao despertou meu interesse... dessa vez passo a dica...
    legal que vc curtiu o desfecho, no fim das contas...
    bjs...

    ResponderExcluir



 
Copyright © @kzmirobooks. Designed by OddThemes